Velejadora israelense Lee-El Korsiz garante o tricampeonato Mundial de RS:X por antecipação

Fonte Velassessoria 05/03/2013 às 21h

 

Campeão dos homens será conhecido nesta quarta-feira e o brasileiro Bimba Winicki segue na briga pelo título

Búzios - Ainda falta um dia para o final do Mundial de RS:X em Búzios, porém a israelense Lee-El Korsiz já comemora mais um título na carreira, o seu terceiro mundial consecutivo na RS:X. Com os ventos fracos desta terça-feira foi possível realizar apenas duas das três regatas programadas para o dia e Leevenceu a primeira e foi 18ª na segunda, resultado que entrou como descarte. Com isso, ela nem precisa completar amanhã a medal race, regata em que participam apenas os dez primeiros colocados e que tem pontuação dobrada, programada para esta quarta-feira ao meio dia.

"Consegui abrir 21 pontos, o que é suficiente para garantir o campeonato. Estou muito feliz. É o meu terceiro título consecutivo e agora terei que tatuar mais uma estrela", brincou ela que para cada vitória desenhou uma estrela na barriga.

Masculino - Entre os homens, o brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, fez a segunda melhor média do dia, terminando as regatas em segundo e sexto lugares. Ele voltou para a quinta colocação geral, empatado com o grego Byron Kokkalanis, em terceiro, e com o israelense Nimrod Maschia, em quarto.

"Estar de novo entre os dez melhores do mundo é ótimo. Estou me sentindo bem, me sentindo em casa. Errei o lado na segunda regata, montei a primeira boia em 18º, mas consegui me recuperar. O Windsurfe é muito rápido e na medal race não dá para fazer um match race com outro participante. Tem que fazer como se fosse a primeira regata do campeonato, é largar para ganhar!", disse animado o tricampeão pan-americano.

Se o dia foi bom para Bimba, o holandês Dorian Van Hijsselberghe, campeão olímpico em Londres, não pode dizer o mesmo. Ele não conseguiu andar bem no vento fraco e caiu para a segunda colocação, nove pontos atrás do inglês Nick Dempsey, curiosamente o medalha de prata na Inglaterra.
"Na primeira regata eu apostei no lado esquerdo da raia e o vento entrou mais forte pela direita. Já na segunda regata consegui fazer uma boa largada e segui pela direta, mas acabei não vendo a pressão que entrou pelo lado esquerdo da raia, o que resultou novamente em um desempenho ruim", lamentou ele.

Já Dempsey se diz relaxado para a disputa final. "Hoje o vento estava mais fraco, o que deixa as coisas mais devagar. O vento estavarondado novamente, exigindo bastante da parte tática. Para a medal race o negócio é fazer a coisa certa na hora certa, sem planejar", disse ele, que poderá se tornar o primeiro bicampeão mundial masculino de RS:X. O inglês venceu a competição em 2009, correndo em casa, na raia olímpica de Weymouth.

Nesta quarta-feira a disputa da medal race está programada para o meio dia. Irão participar desta prova apenas os dez primeiros colocados. Por ser a regata mais importante do campeonato, ela tem pontuação dobrada, não pode ser descartada e seu resultado é usado como primeiro critério de desempate. Os demais velejadores irão para a água em seguida, para a disputa de mais uma regata de flotilha, que servirá para definir a posição final de cada um na súmula.

O 7º Campeonato Mundial de RS:X tem o patrocínio da prefeitura de Búzios, Pro Lagos, Instituto Equipav, Aegea, incentivo da LeiFederal de Apoio ao Esporte e apoio da Wöllner, Rider, Hannover Vinhos e Bodega Ruca Malen.

Resultado fase classificatória flotilha masculina após dez regatas e um descarte
1. Nick Dempsey, GBR, 26 pontos perdidos
2. Dorian Van Rijsselberge, NED, 35 pp
3. Byron Kokkalanis, GRE, 41 pp
4. Nimrod Mashiah, ISR, 41 pp
5. Ricardo Winicki, BRA, 41 pp
Resultado flotilha feminina após dez regatas e um descarte1. Lee-El Korsiz, ISR, 28 pontos perdidos
2. Maayan Davidovich, ISR, 49 pp
3. Bryony Shaw, GBR, 52 pp
4. Charline Picon, FRA, 63 pp
5. Tuuli Petaja-Siren, FIN, 65 pp


Velassessoria
Fonte Velassessoria 05/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Velejadora israelense Lee-El Korsiz garante o tricampeonato Mundial de RS:X por antecipação