Vanessa Grazziotin concorda com fim da independência do BC

Fonte Agência Senado 18/05/2012 às 18h
 senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou nesta sexta-feira (18) artigo em que o ex-ministro Delfim Netto afirma que a ideia do Banco Central (BC) independente já acabou. Segundo o ex-ministro, a nova realidade econômica impõe um diálogo maior entre BC e governo, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

– Não é o governo que está indo pela cabeça do ex-ministro Delfim Neto. A avaliação [dele] é que está extremamente correta e bate com a avaliação de muitos segmentos que apoiam e compõem o governo da presidenta Dilma [Rousseff].

A parlamentar do PCdoB disse que, desde o anúncio da intenção de baixar os juros, “setores importantes do mercado internacional, inclusive até alguns economistas no Brasil que representam esses interesses, questionaram muito”.

Vanessa Graziottin disse que as ideias de Delfim coincidem com o que defendeu durante toda a vida, ou seja, "uma integração entre a política monetária, fiscal e cambial”.

– Não pode o governo caminhar para um lado e o Banco Central e o Copom caminharem para outro completamente diferente. Isso não pode acontecer e não acontece efetivamente em nenhum lugar do mundo – disse.

A senadora afirmou que a decisão de baixar os juros foi “uma das mais corretas e também uma das mais duras, porque não tem sido fácil”. Ela observou que quanto mais elevada a taxa de juros, maior o gasto para o pagamento do serviço da dívida pública brasileira”.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 18/05/2012 ás 18h

Compartilhe

Vanessa Grazziotin concorda com fim da independência do BC