Vale vai manter empregados na Argentina

Fonte Agência Brasil 16/03/2013 às 9h

Rio de Janeiro - A Vale informou que cumprirá a determinação do Ministério do Trabalho argentino e manterá os 420 empregados do quadro da mineradora que trabalhavam no projeto Rio Colorado, para produção de potássio, da mineradora brasileira, na província de Mendoza. O potássio é usado principalmente na fabricação de fertilizantes.

O ministro argentino do Trabalho, Carlos Tomada, determinou em reunião na sede da pasta em Buenos Aires, que a Vale é obrigada a manter os contratos trabalhistas do projeto até 11 de abril.

Quanto aos demais empregados, que trabalhavam em empresas contratadas e terceirizadas, a permanência deles como contratados será decisão direta das companhias a qual estavam subordinados no projeto Rio Colorado, informou a assessoria da mineradora.

O empreendimento da Vale no projeto Rio Colorado para a exploração de potássio tinha 6 mil empregados, sendo a maioria de empresas contratadas para atuar no projeto.

O comunicado oficial da suspensão de implantação do projeto Rio Colorado na Argentina foi feito ao mercado na última segunda-feira (11). "No caso de retomada do empreendimento, será dada a preferência aos atuais empregados no projeto. A Vale continuará honrando os compromissos relativos às suas concessões e seguirá buscando soluções que melhorem os fundamentos econômicos do projeto para então avaliar a sua retomada", informou a mineradora em nota.

O projeto da Vale na Argentina tinha um investimento total estimado em US$ 5,9 bilhões. Até o ano passado, a Vale investiu no empreendimento US$ 2,2 bilhões. Desde dezembro de 2012, as obras estavam paradas e os empregados em licença remunerada até a suspensão definitiva do projeto, no início da semana.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 16/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Vale vai manter empregados na Argentina