V Semana Venezia Cinema chega ao Rio de Janeiro

Fonte XPress Assessoria em Comunicação. 26/11/2009 às 13h

A fim de divulgar a cultura italiana, a Embaixada da Itália no Brasil, em parceria com a TIM e com a colaboração do Instituto Italiano de Cultura e do consulado da Itália no Rio de Janeiro, vai realizar entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro a mostra V Semana Venezia Cinema. Serão exibidos no Cine Odeon, gratuitamente, filmes italianos lançados no Festival Internacional de Cinema de Veneza. 

A mostra traz grandes películas, como Baarìa (Giuseppe Tornatore, Itália, 2009), Cosmonauta (Susanna Nicchiarelli, Itália, 2009), Dieci inverni (Valerio Mieli, Itália/Rússia, 2009), Il grande sogno (Michele Placido, Itália, 2008), La doppia ora (Giuseppe Capotondi, Itália, 2009) e Lo spazio bianco (Francesca Comencini, Itália, 2009.

“As obras selecionadas oferecem um panorama da produção cinematográfica contemporânea italiana, dando espaço para novos talentos. Susanna Nicchiarelli, por exemplo, apresenta Cosmonauta, seu primeiro longa metragem”, pontua Antonella La Francesca, embaixatriz e organizadora da V Semana Venezia Cinema.

O festival, antes de chegar ao Rio de Janeiro, passou por São Paulo e Brasília. No dia 30 de novembro, noite de estréia da mostra, será apresentado Baarìa, a mais nova obra de Giuseppe Tornatore, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1990, com “Novo Cinema Paradiso”. Em 2010, o cineasta concorre ao mesmo prêmio com Baarìa.

Programação - Rio de Janeiro

De 30 de novembro a 6 de dezembro de 2009

Cine Odeon (Pça. Floriano, 7, Cinelândia)

Abertura: 30/11 – 19h30 Baarìa (somente para convidados)

2/12 - 21h00 Cosmonauta

3/12 - 21h00 Il Grande sogno

4/12 - 21h00 Dieci Inverni

5/12 - 21h00 Lo spazio bianco

6/12 - 21h00 La doppia ora

Sobre a V Semana Venezia Cinema

Desde 2004, a Embaixada da Itália traz ao Brasil alguns dos filmes italianos lançados durante o “Festival Internacional de Veneza”. Em 2009, a V Semana Venezia Cinema apresenta seis novas películas que fizeram sucesso em Veneza e divulgam a arte e a produção cinematográfica do país. A mostra completa a programação de festivais de cinema, que já contou com o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e o Festival Internacional de Cinema. Com entrada gratuita, a mostra acontece entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro no Rio de Janeiro.

 Sobre a Bienal de Veneza

A cada dois anos, a cidade mais romântica do cenário europeu encanta mais pessoas. Desde 1895, Veneza, na Itália, promove a Bienal de Veneza (Biennale di Venezia, em italiano). No início, a arte decorativa era o carro chefe da mostra. Hoje, o evento, que traz exposições de arquitetura, arte, cinema, dança, música e teatro, conquistou seu posto como exposição de artes mais tradicional do mundo. A mostra de cinema que acontece anualmente, conhecida por “Festival Internacional de Cinema de Veneza”, foi agregada à programação da Bienal de Veneza em 1932. Além da mostra, o festival tem caráter competitivo e o principal prêmio, de melhor filme, é denominado “Leão de Ouro”, um dos mais prestigiados na arte cinematográfica. 

Serviço:

V Semana Venezia Cinema

30 de novembro a 6 de dezembro

Cine Odeon (Pça. Floriano, 7, Cinelândia)

Entrada Franca!

XPress Assessoria em Comunicação.
Fonte XPress Assessoria em Comunicação. 26/11/2009 ás 13h

Compartilhe

V Semana Venezia Cinema chega ao Rio de Janeiro