Uruguai: Candidato da coalizão governista lidera pesquisa de intenções de voto

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O candidato da aliança governista Frente Ampla, José Mujica, ampliou sua vantagem frente aos seus principais adversários para as eleições presidenciais do Uruguai e está com 45% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada hoje.

O estudo, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro pela empresa de consultoria Interconsult e publicado pelo jornal Ultimas Noticias, coloca a Frente Ampla no ponto mais alto em relação às pesquisas já realizadas e mantém Mujica como favorito no pleito de 25 de outubro.

O oposicionista Luis Lacalle, ex-presidente do Uruguai entre 1990 e 1995 e candidato pelo Partido Nacional, caiu três pontos percentuais, atingindo os 32%.

"A Frente Ampla parece continuar em seu caminho ascendente, superando os 45%, enquanto que o feito mais chamativo é a queda de três pontos na intenção de voto do Partido Nacional, que se localiza em seu ponto mais baixo desde junho de 2008", disse Carlos Doyenart, diretor da consultoria.

O candidato Pedro Bordaberry, filho do ex-ditador Juan María Bordaberry e que se apresenta pelo Partido Colorado, subiu um ponto e chegou a 11% das intenções de voto, enquanto Pablo Mieres, do Partido Independente, obteve 2% nas pesquisas. Os indecisos são 7%.

De acordo com os resultados, é provável que Mujica não consiga a maioria necessária para vencer no primeiro turno e que a disputa siga entre o candidato governista e Lacalle na última semana de novembro. O vencedor substituirá o atual presidente Tabaré Vázquez, que encerrará seu mandato em março do próximo ano.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Uruguai: Candidato da coalizão governista lidera pesquisa de intenções de voto