Uribe se reúne hoje com Alan García para falar de acordo com EUA

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O governo peruano confirmou que o presidente Alan García receberá hoje o mandatário da Colômbia, Álvaro Uribe, que inicia uma viagem à América do Sul para explicar o acordo militar entre o seu país e os Estados Unidos.

De acordo com a agenda oficial da Presidência do Peru, o encontro ocorrerá às 18h locais (20h no horário de Brasília).

Fontes do governo declararam à ANSA que a reunião terá o objetivo de "reforçar as relações" entre ambos presidentes. Contudo, ontem, o governo colombiano informou que a viagem teria como tema central o acordo que permitirá que tropas dos Estados Unidos se instalem em três bases colombianas.

Acompanhado por pelo chanceler Jaime Bermúdez, o mandatário colombiano irá também ao Chile, Brasil e Paraguai. Possivelmente, ele passará por Argentina, Bolívia e Uruguai, porém não foram agendadas reuniões nesses países.

Em Brasília, Uribe será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima quinta-feira, segundo confirmou à ANSA um porta-voz do Palácio do Planalto.

O acordo entre Colômbia e Estados Unidos, que ainda está em negociação, prevê o envio de até 1.400 soldados norte-americanos aos postos de Malambo, Palanquero e Apiay. Países da região, entre eles o Brasil, já se pronunciaram sobre o tema.

Na última semana, junto à presidente chilena, Michelle Bachelet, Lula pediu que o Conselho Sul-Americano de Defesa discuta o possível tratado. Já o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que a presença norte-americana é um "risco" a toda a região.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Uribe se reúne hoje com Alan García para falar de acordo com EUA