Uribe se reúne com presidente uruguaio antes de encontro com Lula

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, chegou hoje, por volta das 8h30, à residência de seu par uruguaio, Tabaré Vázquez, penúltima etapa de sua viagem sul-americana para explicar o acordo que permitirá aos Estados Unidos enviar soldados à Colômbia.

Vázquez ainda não se pronunciou sobre o tema, contudo, ele integra a Frente Ampla, aliança de esquerda que historicamente contraria a instalação de bases militares na região.

Assim como ocorreu no Chile e na Argentina, países onde Uribe esteve ontem, no Uruguai também houve manifestações contra a presença do mandatário, que entrou na sede presidencial sem dar declarações.

Este é o terceiro e último dia do tour de Uribe pela região, iniciado no Peru na última terça-feira, que será finalizado no Brasil, onde o colombiano será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alan García (presidente do Peru), Michelle Bachelet (do Chile) e Fernando Lugo (Paraguai) declararam a Uribe seu respeito à soberania da Colômbia para negociações com outros países. Já o boliviano Evo Morales e a argentina Cristina Kirchner expressaram sua contrariedade à instalação das bases dos EUA na região.

Com o acordo, a Colômbia permitirá o envio de soldados norte-americanos a até sete bases locais e, segundo o governo colombiano, seria uma extensão do Plano Colômbia, firmado entre as duas nações para combater o narcotráfico e as guerrilhas que atuam no país.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Uribe se reúne com presidente uruguaio antes de encontro com Lula