Universitários ganham ferramenta que proporciona aprendizado na prática para a solução de problemas vividos em grandes empresas

Fonte Bio Comunicação Assessoria de Imprensa 15/04/2013 às 20h

Plataforma web vai dispor de atividades que pretendem despertar a atitude empreendedora e proporcionar interação entre empresas e alunos em atividades presenciais.


Cursar uma boa universidade é o sonho de muitos alunos e a preparação já se inicia desde a infância, intensificando-se no ensino médio onde os cursinhos pré-vestibulares e os colégios focam no conteúdo dos principais vestibulares do país.

O fato é que todo este esforço para iniciar a vida acadêmica é repleta de incertezas e ao ingressar no curso, os alunos se deparam com atividades muito teóricas e que pouco os preparam para a “vida real” do dia a dia de trabalho. Além disso, com o movimento que tomou força nas redes sociais de criação de ferramentas interativas que permite que ideias sejam tiradas do papel com baixo custo e alto potencial de escala global, o número de jovens empreendedores vem crescendo anualmente, porém muitos ainda não se sentem preparados para por suas idéias em prática ou sentem-se inseguros na hora de prospectar possíveis investidores.

Foi pensando em suprir esta necessidade por atividades práticas que estimulem o empreendedorismo e a experiência com problemas e pressões enfrentados em qualquer empresa é que a Eureca! Atitude Empreendedora, startup criada em 2011 com o objetivo de desenvolver a atitude empreendedora em universitários, criou o Journey, uma plataforma online e gratuita onde o estudante poderá participar de atividades que estimulem e complementem o aprendizado oferecido na universidade.

Realizando as atividades online o participante acumula Eurecos – a moeda virtual do programa– e poderá trocá-las por mentorias com executivos, participação em palestras e workshops, programas de imersão em grandes empresas, experiências internacionais, entre outros.

Segundo Marcelo Vieira, um dos sócios do Eureca!, o Journey vai estimular o aluno a desenvolver competências essenciais para qualquer profissional: ser resiliente, não ter medo de ousar e principalmente, que errar faz parte do processo de aprendizado.

Segundo ele, uma das principais queixas de empresários é que muitos talentos são identificados, mas existe a falta de garra em tomar os problemas e solucioná-los. “O jovem de hoje não sabe lidar com o não e com o fracasso. Isso não pode ser ensinado na teoria. Ele precisa passar por experiências práticas.” Em contrapartida, muitos universitários reclamam que o conteúdo adquirido na faculdade não prepara o profissional para o dia a dia de trabalho.

Para Marcelo, “empreender é uma atitude de vida”, ou seja, é necessário desmistificar o fato de que apenas aquele que abre o próprio negócio é um empreendedor. Grandes empresas estão em busca de profissionais que, além de todo conhecimento relativo à sua formação acadêmica e a proficiência em idiomas, tenham atitude empreendedora. “Empreender é fazer a diferença no caminho que escolher, seja ele em empresas, no próprio negócio ou no esporte, por exemplo.”

Só em 2012 a Eureca! realizou 30 eventos nas principais universidades estaduais e federais do Brasil, com a participação presencial de 3.600 alunos de graduações distintas. Alunos com maior potencial são convidados para programas de imersão em empresas parceiras, ganham a possibilidade de conhecer de fato o funcionamento corporativo e ao se identificarem com a organização, passam por atalhos no processo de seleção e tem grandes chances de serem contratados, já que realizaram atividades que visavam a solução de problemas reais e a apresentação de inovações que podem ser implementadas pela empresa.

Para participar do Journey, basta acessar http://eureca.me/ e se inscrever. Alunos e empresas parceiras poderão compartilhar conteúdo e alunos engajados têm mais chances de serem vistos.

Sobre a Eureca! Atitude Empreendedora

A Eureca! Fundada em 2011 com o propósito de desenvolver a atitude empreendedora nos universitários.

Conectados às principais redes estudantis do Brasil, as expectativas e as necessidades dos alunos são captadas e traduzidas em experiências vivenciais inovadoras que despertem o empreendedorismo como atitude de vida, e não apenas como o ato de iniciar um novo negócio.

Bio Comunicação Assessoria de Imprensa
Fonte Bio Comunicação Assessoria de Imprensa 15/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Universitários ganham ferramenta que proporciona aprendizado na prática para a solução de problemas vividos em grandes empresas