Universidade Federal de Ouro Preto adere a sistema de rede sem fio

Fonte Ascom da RNP 17/04/2013 às 21h
A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) é a mais nova instituição a adotar o Sistema de Controle Inteligente para Redes sem Fio (SciFi). Gerado pelo programa de grupos de trabalho (GTs) 2011-2012 da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o SciFi é um projeto do laboratório Midiacom, da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenado pelo professor Luiz Cláudio Schara.

 

O SciFi opera desde o ano passado na sua instituição de origem, e também na Universidade Federal do Pará (Ufpa), no Centro de Análise de Sistemas Navais da Marinha do Brasil (Casnav) e no Departamento de Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo o coordenador Schara, a solução SciFi permite o controle centralizado de pontos de acesso (APs) para criação de uma rede sem fio gerenciável e segura. O sistema tem desempenho comparável a redes sem fio com custo vinte vezes maior, e o mesmo nível de segurança, além de permitir liberdade de escolha de hardware e de customização do software para atender a necessidades específicas. “Com a instalação de software aberto nos APs, acrescido de programas específicos do SciFi, e do software do controlador em um PC genérico, é possível ter funções similares a redes sem fio proprietárias, que usam controladores de hardware”, explica.

Na Universidade Federal de Ouro Preto, foi criado o projeto Minha Ufop WiFi, que usa o SciFi para a gestão centralizada dos APs. A iniciativa também pretende utilizar a infraestrutura da rede metropolitana de Ouro Preto (RedeInconf.edu), implantada pela RNP, para fornecer rede sem fio nos centros históricos de Ouro Preto e Mariana, como o Instituto de Filosofia Artes e Cultura (Ifac), a Escola de Farmácia, a Escola de Minas, a Reitoria, o Cine Vila Rica, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Leia sobre a experiência da Marinha.

 

 

Ascom da RNP
Fonte Ascom da RNP 17/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Universidade Federal de Ouro Preto adere a sistema de rede sem fio