Unifesp abre vagas para cursos de Formação Específica em São José dos Campos

Fonte Unifesp 18/04/2013 às 22h
 Com duração de um ou dois anos, o objetivo dos cursos é que o estudante aprofunde seus conhecimentos em uma determinada área da Ciência e Tecnologia.
 
Até o dia 03 de maio, o Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo – Campus São José dos Campos – estará com inscrições abertas para seus novos Cursos de Formação Específica: Bacharelado em Matemática Computacional (50 vagas), Bacharelado em Ciência da Computação (50 vagas), Engenharia de Materiais (75 vagas) e Engenharia Biomédica (75 vagas).

Destinados aos alunos do ICT e externos, os cursos propõem que o estudante aprofunde seus conhecimentos em uma determinada área, após terminar a sua formação básica ligada à Ciência e Tecnologia. “Podemos fazer uma comparação com a Medicina. O médico recém formado pode atender em clínica geral, mas somente com uma especialização ele será capaz de realizar procedimentos específicos em Neurocirurgia”, exemplifica o professor do ICT, Eudes Fileti.

O modelo de ensino do ICT/Unifesp prevê a formação em ciclos. De acordo com Luiz Leduíno, diretor acadêmico do Campus São José dos Campos, primeiro há uma formação generalista e interdisciplinar, prevista para ser concluída em três anos, que possibilita ao aluno uma escolha mais consciente de seu ramo de atuação, liberdade para moldar sua formação e mobilidade acadêmica, com compatibilidade internacional. “O segundo ciclo pode ser realizado com os cursos de formação específica, que tem duração de um ano para os Bacharelados e dois anos para as Engenharias. Porém, não são obrigatórios. O bacharel em ciência e tecnologia também pode pleitear uma vaga num curso de pós-graduação ou mesmo um emprego ou concurso público”, explica.

Em muitas universidades brasileiras o ensino superior forma alunos na graduação com alto grau de especialização e que vão direto para o mercado de trabalho. A ineficiência desse sistema pode ser vista pelo fato de que apenas 30% dos alunos formados nos cursos de Engenharia, com mais de 23 anos, estão trabalhando em sua área de graduação. “Formar um especialista para não atuar em sua área é desperdício de recursos. Um currículo flexível, como o que propomos no ICT, pode atenuar esse quadro”, explica o professor Fileti.

Modelos interdisciplinares existem desde o começo do século passado e predominam na Europa desde 1999. As novas diretrizes do governo brasileiro visam estimular novas modalidades de graduação, com currículos flexíveis, preferencialmente não voltadas à profissionalização precoce e especializada, como o do ICT.

Inscrições e Seleção

As inscrições serão realizadas por meio de formulário disponibilizado no site http://www.sjc.unifesp.br/portal/secretaria. Ele deverá ser entregue na secretaria acadêmica, pessoalmente, das 10h às 13h30 e das 18h30 às 20h30, ou por serviço postal, desde que entregue até o dia 03/05/2013. Endereço: Rua Talim, 330, Vila Nair, São José dos Campos, CEP 12231-280, aos cuidados da secretaria acadêmica. Os alunos externos à Unifesp deverão entregar juntamente com o formulário de inscrição o histórico acadêmico completo, incluindo ementas.
A seleção será realizada por meio da avaliação dos coeficientes de rendimento dos candidatos do ICT/Unifesp. No caso de vagas remanescentes, estas serão destinadas aos candidatos externos, de acordo com os seus rendimentos nas disciplinas de bacharelado compatíveis com o Curso de Formação Específica escolhido.

As aulas começarão no primeiro semestre letivo de 2014, pois é nessa época que será formada a primeira turma do Campus São José dos Campos. O resultado final será divulgado no dia 13/05 pelo endereço eletrônico acima apresentado, onde os interessados também poderão ter acesso ao edital completo.
Unifesp
Fonte Unifesp 18/04/2013 ás 22h

Compartilhe

Unifesp abre vagas para cursos de Formação Específica em São José dos Campos