Unidade de crimes da Trend Micro auxilia polícia espanhola no caso da Quadrilha Reveton Ransomware

Fonte RMA Comunicação 26/02/2013 às 10h

O cibercrime consistia em obter fundos por meio de serviços de pagamentos e convertê-los em dinheiro

São Paulo, fevereiro de 2013 - Funcionários da polícia espanhola anunciaram a prisão de um dos chefes da quadrilha de supostos cibercriminosos que usavam um tipo de ransomware conhecidos como Reveton. A prisão deste suposto cibercriminoso de origem russa ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A polícia espanhola está trabalhando na extradição do suspeito para a Espanha. Estas prisões são um importante resultado dos trabalhos em curso e da colaboração entre a polícia espanhola e a unidade de crimes da Trend Micro, líder mundial em segurança na nuvem, que trabalha extensivamente em colaboração com as autoridades policiais em todo o mundo.

Além disso, também foram realizadas prisões de membros da mesma quadrilha focados na obtenção de fundos por meio do abuso do serviço PaySafeCard e vouchers UKash. A quadrilha Reveton, aparentemente, tinha uma conexão na Espanha, que trocava estes vales, convertendo-os em dinheiro que seria, então, transferido para os líderes da quadrilha, na Rússia. Segundo a polícia, esta atividade rendia à quadrilha mais de um milhão de euros por ano. Adicionalmente, o ransomware Reveton ainda está em circulação e sendo usado por outras pessoas. Como ainda há uma investigação em curso, as informações disponíveis no momento são limitadas.

• Este é o mais recente de uma série de prisões e desmontes dos quais a Trend Micro participou. Outras colaborações recentes incluem o desmanche da Ghostclick/Rove Digital, o “Soldier” SpyEye disruption, e as campanhas APT LuckyCat e IXESHE;

• Os produtos da Trend Micro oferecem proteção contra todas as versões conhecidas do Reveton;

• Este trabalho ilustra as ações efetivas da Trend Micro para proteger os clientes de malwares como o Reveton, envolvendo não apenas soluções tecnológicas, mas parcerias e colaborações ativas com órgãos policiais e agências governamentais;

• Mais informações podem ser encontradas em: http://blog.trendmicro.com/trendlabs-security-intelligence/key-figure-in-police-ransomware-activity-nabbed-2 ehttp://www.interior.gob.es/press/golpe-policial-a-una-de-las-mayores-redes-cibercriminales-especializada-en-infectar-millones-de-ordenadores-de-todo-el-mundo-14802.

Ativos de apoio:
Detalhes sobre o Reveton Ransomware:
http://about-threats.trendmicro.com/Malware.aspx?language=au&name=TROJ_RANSOM.BNW

Sobre a Trend Micro

Trend Micro Incorporated, líder global em segurança em nuvem, proporciona a empresas e consumidores um mundo seguro para a troca de informações digitais, por meio da segurança para conteúdo na internet e gerenciamento de ameaças. Com 25 anos de experiência, a empresa é pioneira em segurança para servidor. Nós oferecemos segurança altamente conceituada, baseada em cliente, servidor e em nuvem, que atende às necessidades de nossos consumidores e parceiros, impede ameaças mais rápido e protege dados em ambientes físicos, virtualizados e em nuvem. Potencializados pela infraestrutura Trend Micro™ SmartProtection Network™, nossos produtos, serviços e segurança, líderes na indústria de cloud-computing, impedem a ação de ameaças de onde quer que elas surjam, na internet, com o apoio de mais de 1.200 especialistas em inteligência de ameaças em todo o mundo. Para informações adicionais, visite www.trendmicro.com.

RMA Comunicação
Fonte RMA Comunicação 26/02/2013 ás 10h

Compartilhe

Unidade de crimes da Trend Micro auxilia polícia espanhola no caso da Quadrilha Reveton Ransomware