Unicamp inaugura Laboratório de Valoração de Petróleos

Fonte Imprensa Unicamp 01/04/2013 às 21h

A Unicamp inaugurou na manhã desta segunda-feira o Laboratório de Valoração de Petróleos (Valpet), ligado à Faculdade de Engenharia Química (FEQ). A unidade, construída com o apoio da Petrobras, que investiu cerca de R$ 5,5 milhões no projeto, realizará pesquisas voltadas ao conhecimento das peculiaridades do petróleo. “O objetivo é gerar processos inovadores que nos permitam desenvolver produtos com maior valor agregado”, afirmou Fernando Baratelli Júnior, gerente de tecnologia de avaliação de petróleo da Petrobras. O Valpet tem como coordenadores os professores Rubens Maciel Filho e Maria Regina Wolf Maciel.

De acordo com Rubens Maciel, o laboratório é o resultado de uma profícua colaboração entre a Unicamp e a Petrobras, que já dura mais de dez anos. A unidade, prosseguiu o docente, permitirá que a Universidade execute em alto nível atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão. “Este laboratório promove a conectividade entre os fundamentos e a tecnologia. Aqui, teremos a oportunidade de formar recursos humanos qualificados e de gerar e difundir conhecimentos que contribuirão para o avanço do país”, considerou.

Conforme Baratelli, gerente da Petrobras, ao conhecer melhor a matéria prima que tem disponível, a emprega poderá buscar o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado. “Isso pode ser concretizado, por hipótese, na produção de uma substância para um novo fármaco ou na geração e um asfalto de melhor qualidade. As pesquisas que serão desenvolvidas no Valpet também contribuirão para otimizar os nossos projetos e a operação de nossas refinarias”, exemplificou.

Segundo o reitor Fernando Ferreira Costa, a inauguração do laboratório tem duas importâncias fundamentais. “Primeiramente, o Valpet contribuirá para que a Unicamp cumpra o seu papel fundamental, que é o de educar pessoas. Aqui, nossos alunos de graduação e pós-graduação serão treinados e desenvolverão suas pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Além disso, o laboratório também dará sequência à tradição da Universidade em colaborar com o setor produtivo, seja ele privado ou estatal. A parceria entre a Unicamp e a Petrobras, por exemplo, vem de longa data e tem sido muito positiva para as duas instituições e para o país”, analisou.

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 01/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Unicamp inaugura Laboratório de Valoração de Petróleos