Unesc e Criciúma serão palcos de eventos internacionais de Arqueologia

Fonte Setor de Comunicação Integrada - Unesc 19/03/2013 às 20h

 

A Unesc e a cidade de Criciúma vão receber em maio dois eventos internacionais simultâneos sobre Arqueologia. A 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americanas e a 1ª Jornada de Arqueologia Transatlânticas vão ocorrer de 1º a 4 de maio, no campus da Universidade, reunindo especialistas de diversas partes do mundo. O evento integra a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil e para o Ano do Brasil em Portugal 2012/2013.

http://anodeportugalnobrasil.pt/

 

Os eventos estão com inscrições abertas para participantes, assim como para submissão de trabalhos. Os interessados devem entrar no site da Unesc e se inscrever. Mais informações pelos telefones (48) 3444-3761 e 3444-3760 ou e-mail jornadasiberoamericanas2013@gmail.com. As jornadas são abertas a todos os investigadores interessados na Pré-História e Arqueologia da América do Sul, assim como a estudantes, professores e profissionais da área.

http://www.unesc.net/portal/capa/index/378/6813/

 

Durante os eventos os participantes contarão com conferências, apresentações de trabalhos, palestras, mesas-redondas, e minicursos. O tema da abertura será Ecologia, Cultura e Ambiente, ministrado pelo professor doutor Rualdo Menegat (UFRGS), presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia. Outra conferência do evento será ministrada pelo professor doutor italiano Stefano Grimaldi, da Universita' degli Studi di Trento. Ele vai falar sobre Arqueologia no cruzamento da História e da Antropologia.

 

As jornadas buscam a compreensão da diversidade do comportamento humano, através do resgate das evidências materiais dos comportamentos de comunidades no passado mais ou menos remoto. Este estudo contribui para o crescimento do conhecimento na sociedade e para uma sociedade mais consciente e crítica.

 

Site do evento

http://www.unesc.net/portal/capa/index/378/6813/

Os eventos são organizados pela Unesc, NEN (Núcleo de Estudos Negros), IBIO (Instituto Bioatlântica) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Brasil, e ITM (Instituto Terra e Memória), CIAAR (Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo), CMM (Câmara Municipal de Mação), IPT (Instituto Politécnico de Tomar), em Portugal.

 

As jornadas contam ainda com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Pela Unesc os eventos envolvem o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), o Setor de Arqueologia, o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), os cursos de História, Ciências Biológicas, Direito e Geografia, e os grupos de pesquisa em Arqueologia e gestão integrada de território, Ecologia de paisagem e de vertebrados e Planejamento e gestão territorial.

www.unesc.net
www.unesc.net/noticias
www.unesc.net/cienciaunesc

Setor de Comunicação Integrada - Unesc
Fonte Setor de Comunicação Integrada - Unesc 19/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Unesc e Criciúma serão palcos de eventos internacionais de Arqueologia