Um tour pelo Nordeste

Fonte Ministério do Turismo 13/08/2016 às h

Um tour pelo Nordeste

A bela Salvador. Crédito: Divulgação Embratur

O Nordeste brasileiro é sempre um destino apaixonante, seja pelas belezas do extremo sul da Bahia, a riqueza cultura do Maranhão ou pelas belas praias do Ceará. Há sempre um roteiro esperando os visitantes em busca de sol e mar ou atrativos interioranos. E para incentivar os turistas a viajarem cada vez mais para essa região, a Casa Brasil, espaço de promoção do Governo Federal no Boulevard Olímpico, promove neste sábado (13) um dia especial para o Nordeste. Na programação, Piauí, Maranhão, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte terão uma exposição fotográfica para representar os estados, além de uma apresentação do artesanato e também muita música com Bumba-meu-Boi, Tambor de Crioula, Frevo e Olodum.

A histórica Ilha de São Luiz pode ser “casada” com as ruínas de Alcântara, do outro lado da Bahia de São Marcos. E que tal a Rota das Emoções? São três destinos no mesmo roteiro: Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE). E tem mais: no Ceará, para quem chega pela capital, Fortaleza, o turista encontra praias paradisíacas nas costas do Sol Nascente e Sol Poente, sem contar a badalada Canoa Quebrada. Em Natal, o visitante pode escolher uma rota pelo sertão, passando por Mossoró, ou por um cenário de praias, brancas dunas, falésias coloridas e coqueirais adornando a costa até a “esquina do continente”.

As prais de Natal estão entre os grandes atrativos da Capital. Crédito: Embratur

Se quiser pegar a estrada, a Rota 101 Nordeste, que começa pelo Marco Zero ao norte de Natal segue até Maceió. São 700 quilômetros de costa passando por quatro estados (RN, PB, PE e AL) e suas capitais. Natal, João Pessoa, Recife e Maceió estão entre os destinos mais procurados da região, além de dezenas de praias próximas. Entre as mais badaladas estão Genipabu e Pipa (RN), Jacumã e Tambaba (PB), Itamaracá e Porto de Galinhas (PE) e Maragogi e Francês (AL). A partir de Maceió, até Sergipe é um pulo, mas vale uma pausa na foz do rio São Francisco que divide os dois estados. No Piauí, menor estado brasileiro, dá para desfrutar de grandes atrativos naturais, históricos e culturais na capital, Aracaju, e no interior. Siga pela via litorânea, sem pressa, e sorria! Seu próximo destino é a Bahia.

Bahia de A à Z Se o baiano é um povo, e a Bahia um estado de espírito, podemos dizer que todos os caminhos da Bahia levam aos atrativos espalhados por 159 municípios considerados turísticos. São opções de todos os segmentos para idades e gostos diferentes. Na terra de cantos, encantos e magia, a alegria e a natureza fizeram seu reinado. A partir de Salvador, no Recôncavo Baiano, ao sul, ficam a Bahia de Todos os Santos e as costas do Dendê, do Cacau, do Descobrimento e das Baleias. Ao norte da capital fica a Costa dos Coqueiros, ao longo da Linha Verde ou Estrada do Coco. Até Sergipe estão alguns dos principais destinos da Bahia como a Praia do Forte e a Costa do Sauípe.

A bela noite de Fortaleza. Crédito: Embratur

No interior da Bahia, o turismo vai muito além da Chapada Diamantina, o coração verde do estado. A região dos Lagos e Cânions do São Francisco divide com Pernambuco, Alagoas e Sergipe grandes atrativos naturais, culinária, história e cultura diferenciados do litoral. Os Caminhos do Jiquiriçá levam a cachoeiras, rios, morros, flora e fauna exuberantes. O roteiro Caminhos do Oeste Baiano, banhado pelo São Francisco e seus afluentes, é um paraíso de águas cristalinas. Os Caminhos do Sertão são deslumbrantes com cenários, predominantemente, da caatinga; e os Caminhos do Sudoeste levam à nova fronteira do turismo e negócios.

Ministério do Turismo
Fonte Ministério do Turismo 13/08/2016 ás h

Compartilhe

Um tour pelo Nordeste