Turismo Cultural agita fim de semana no Museu de Astronomia

Fonte Ascom - Mast 19/05/2012 às 20h
Neste final de semana (dias 19 e 20), é realizada no Rio de Janeiro a quarta edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristovão. Durante a programação, ônibus gratuitos levam o público em uma viagem pela cultura da região, conhecida por reunir diversas instituições históricas. No roteiro, três museus, dois centros culturais e o clube de regatas Vasco da Gama. A entrada é franca em todas as atrações.

Um dos locais que serão visitados é o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI). Na instituição, entre as principais atrações está a observação do céu, que será realizada sábado e domingo das 17h30 às 20h. Através de uma grande luneta construída no início do século 20, o público tem a oportunidade de olhar os planetas, galáxias, nebulosas e aglomerados, entre outros objetos e fenômenos estudados pela astronomia.

Promovida desde 1985, a observação está entre as atrações mais populares do Mast. Quem vier para a atividade pode ficar tranqüilo em relação ao transporte. Entre 17h e 20h, haverá ônibus especiais ligando o Mast ao metrô do Bairro Imperial de São Cristóvão. Em dias chuvosos ou de céu nublado, em que seja impossível a observação através dos instrumentos, a atividade é limitada à exibição de vídeos.

O Planetário Inflável Digital é também destaque da programação do Museu de Astronomia. Em uma cúpula inflável, são projetadas imagens do céu noturno, o que oferece ao espectador a oportunidade de observar e entender os objetos e movimentos celestes. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo e pronto para mostrar os segredos do espaço. A atividade acontece durante os dois dias de evento, das 11h às 17h, em sessões iniciadas a cada hora.

Os horários são os mesmos da Visita Orientada, outra atração do Mast. Durante um passeio pelos 40 mil metros quadrados do campus, um mediador apresenta a história do maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia, além do Sistema Solar em escala, as cúpulas de observação celeste, as exposições e a coleção de instrumentos científicos do museu. A expectativa é que mais de 4 mil pessoas visitem o Mast durante o final de semana. Instituições convidadas, como o Cecierj, o Espaço Ciência Viva, o Espaço Ciência Interativa e o Instituto Vital Brazil, também farão parte do evento.

O roteiro oficial do Turismo Cultural começa na Quinta da Boa Vista, de onde ônibus gratuitos sairão em intervalos regulares, entre 10h e 16h, para percorrer todo o circuito. Além do Mast, serão visitados o Museu Nacional, o Museu Militar Conde de Linhares, o 1° Batalhão de Guardas, o Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil e o Clube do Vasco da Gama. Em todas as instituições o visitante poderá fazer visitas guiadas, além de assistir a apresentações especiais. O Turismo Cultural fecha a 10ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

Mais informações

Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristovão
Dias 19 e 20 de maio
De 10h às 16h
Saída: Quinta da Boa Vista

Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua General Bruce, 586. Dias 19 e 20 das 10h às 20h
Atrações incluem o conjunto arquitetônico e histórico do Mast, o Sistema Solar em escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do museu.

Museu Nacional/UFRJ
Quinta da Boa Vista. Dias 19 e 20, das 10 às 16h
Visitas mediadas pelas exposições permanentes de Arqueologia Brasileira, Etnologia Indígena, Paleontologia, Mamíferos, Egito Antigo e Culturas do Mediterrâneo. Destaque para a abertura da exposição Inspirações e Sapucaias: As Transformações da Quinta da Boa Vista.

Museu Militar Conde de Linhares
Av. Pedro II, 383. Dias 19 e 20 das 10 às 16h
Visitação aos Salões de Exposições Permanentes do Museu, destacando-se as exposições de blindados, canhões antigos, armamento leve e viaturas.

1º Batalhão de Guardas
Avenida Pedro II, 158. Dias 12 e 20 das 10às 16h
Visitação ao Espaço Cultural Granadeiros do Imperador. Apresentação da Banda Sinfônica do 1º BG (11h30, 13h30 e 16h)

Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil
Campo de São Cristóvão, 114. Dias 19 e 20 das 10 às 16h
Visitas mediadas as exposições e câmaras filosóficas. Destaque para as obras, em apresentação temporária, de Thiago Castro e Albert Koker.

Clube de Regatas Vasco da Gama
Rua Gal. Almério de Moura, 131. Dia 19, das 10h às16h
Visitas pelos seguintes pontos do clube: social, tribuna de honra, sala de troféus, vista do campo de futebol, parque aquático e capela. O estatuto do clube veta o acesso a suas dependências com vestimenta de qualquer outro clube do Brasil.
Ascom - Mast
Fonte Ascom - Mast 19/05/2012 ás 20h

Compartilhe

Turismo Cultural agita fim de semana no Museu de Astronomia