Troféu Brasil tem 104 clubes e mais de 500 atletas inscritos

Fonte CBJ 29/04/2013 às 17h

 

O Troféu Brasil cresceu em tamanho e importância. A edição de 2013 do campeonato, disputado no ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, entre os dias três e cinco de maio, teve um aumento de quase 40% no número de atletas inscritos e de cerca de 30% na quantidade de clubes participantes. Além disso, a importância do torneio interclubes cresceu, já que pela segunda vez será pré-requisito para os judocas que quiserem pleitear o Bolsa-atleta na categoria nacional, classe sênior no ano que vem.

“A escolha pelo Troféu Brasil se deu por ser um evento mais inclusivo, com um número maior de competidores. Ao contrário do Campeonato Brasileiro Sênior, não há limite de inscritos por Estado e é aberto a qualquer clube ou associação. Com essa opção, a quantidade de judocas que podem ser contemplados pelo benefício aumentou”, analisou Robnelson Ferreira, gestor técnico nacional e de eventos.

Com o fim das inscrições na última sexta-feira, os relatórios produzidos pelo sistema Zempo mostram que em 2013, o Troféu Brasil contará com a participação de 518 atletas e 104 clubes. Ano passado, foram 371 judocas e 81 instituições. Um olhar por gêneros aponta que serão 320 homens e 198 mulheres. O número de clubes que disputarão o torneio masculino é de 92 e o de mulheres 62. No total, serão 104 clubes diferentes participando da competição.

“O objetivo da Confederação Brasileira de Judô de atingir a excelência esportiva passa, necessariamente, pelo fortalecimento dos clubes. O Troféu Brasil foi pensado para valorizar e dar ainda mais visibilidade a esses nossos grandes parceiros. Temos certeza que esse crescimento é uma tendência para os próximos anos”, analisou o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.

Seguindo a tradição dos últimos anos, junto ao Troféu Brasil será disputado o torneio qualificatório para Grand Prix Nacional. Em 2012, 4 clubes no masculino e outros 4 no feminino disputaram o Qualifying. Em 2013, os números são bem mais robustos. Serão 12 entidades esportivas no masculino representando oito estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás) e o Distrito Federal. No feminino, cinco clubes de três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás) vão participar do certame.

Em número de inscritos, as instituições que mais se destacaram foram o Instituto Reação do Rio de Janeiro que levará 31 atletas e os donos da casa, o Minas Tênis Clube, que inscreveu 28 atletas. Os tradicionais Pinheiros (27 inscritos), Sogipa (16 inscritos) e Flamengo (24 inscritos) também merecem destaque. Clubes que contam com atletas na seleção principal também não ficaram de fora. O São Caetano será representado por 14 atletas, o Tênis Clube São José por 10, a Associação de Judô Rogério Sampaio terá 7 atletas e a Associação de Judô Expedito Falcão, 6. Com mais de duas dezenas de inscritos aparecem ainda o Palmeiras/Mogi (25), a Associação de Judô Futuro (22) e a Academia Dojô Harai Goshi (21).

CBJ
Fonte CBJ 29/04/2013 ás 17h

Compartilhe

Troféu Brasil tem 104 clubes e mais de 500 atletas inscritos