Troca de experiências

Fonte Ascom/MinC 17/06/2013 às 11h

 

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu a delegação da África do Sul - chefiada pelo vice-ministro de Artes e Cultura, Joe Phaahla – em Brasília, na sexta-feira (14). O representante se encontrou com a ministra e dirigentes do sistema MinC para apresentar a experiência do país africano na preparação na área cultural para a Copa do Mundo de Futebol de 2010.

Joe Phaahla explicou que a ênfase das ações culturais visava mostrar todo o continente e não só o país. "Trabalhamos com a união interna, a autoestima do povo e a promoção dos aspectos locais, no que chamamos de África Style. Os africanos tinham que se sentir parte e não apenas nos estádios, senão não teríamos um evento bem-sucedido", declarou.

Durante a apresentação a ministra Marta conversou com a comitiva no sentido de observar os acertos e erros do trabalho sul-africano "para que o Brasil também possa realizar um excelente evento". A ministra ainda salientou que a experiência da África do Sul pode inspirar o Brasil no sentido da unidade, alegria, sem deixar de lado a imagem de um país desenvolvido e competitivo, com uma cultura diversa e brilhante.

Antes de dialogar com os dirigentes do MinC sobre as experiências da Copa de Futebol 2010, o vice-ministro de Artes e Cultura, Joe Phaahla, se encontrou com a ministra em seu gabinete para uma pauta de assuntos bilaterais.

Ambos concordaram em dar novo impulso às relações na área da cultura. Os representantes discutiram possíveis parcerias para um programa de colaboração cultural e um acordo de co-produção audiovisual, a exemplo da experiência ocorrida em 1996, em que os países assinaram um documento de cooperação no campo da cultura.

O MinC pretende trocar experiências sobre o Museu do Apartheid (Johanesburgo) e o do 6º Distrito (Cape Town), visando o intercâmbio com o novo Museu da Memória e Cultura Afrodescendente, que será implantado em Brasília.

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 17/06/2013 ás 11h

Compartilhe

Troca de experiências