Tradicionais tapetes de serragem tomam conta das ruas de Tiradentes no feriado de Corpus Christi

Fonte Banca de Notícias 07/05/2013 às 20h

Tiradentes, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é uma ótima opção para quem quer viajar neste feriado prolongado de Corpus Christi.

A cidade mineira celebra Corpus Christi com os tradicionais tapetes de serragem que encantam a todos com seu colorido e desenhos religiosos. Elaborados com serragem, folhas, pó de café, pétalas de rosas, cal, areia branca e colorida, os tapetes cobrem as ruas históricas, por onde passam as procissões.

Em Tiradentes, o turista, além de vivenciar uma das mais importantes manifestações de fé da religião católica, tem a oportunidade de conhecer parte da história do Brasil, visitando museus e igrejas muito bem conservados.

A cidade é uma das mais preservadas do Brasil e oferece inúmeras atrações para o turista: artesanato de qualidade, lojas de móveis e antiguidades com ótimos preços, restaurantes charmosos com uma gastronomia criativa e de qualidade, além de passeios ecológicos pela Serra de São José, uma área de proteção ambiental belíssima, que possui várias cachoeiras e grutas.

Fundada em 1718, com o nome de Vila de São José, Tiradentes tem ruas de calçamento de pedras, igrejas barrocas e casario colonial. Depois de prosperar bastante com a mineração e comércio de ouro e prata, durante os séculos 18 e 19, entrou em declínio e ficou praticamente esquecida durante anos, sendo novamente “descoberta” por artistas, intelectuais e empresários na década de 1970. Neste período iniciou-se a recuperação de todo o acervo arquitetônico e histórico da cidade.

A cidade tem totalmente preservada a pequena estação ferroviária, construída em 1881, de onde uma locomotiva a vapor americana, a “Maria Fumaça”, parte com destino a São João del Rei. Um passeio de apenas 13 quilômetros, que leva trinta e cinco minutos, mas que encanta a todos.

No feriado prolongado de Corpus Christi, a dica é se hospedar em uma das pousadas que fazem parte do grupo Tiradentes Mais e usar o cartão fidelidade “Experimente Ser Mais”. Quem se hospedar, comer ou fazer compras nos estabelecimentos do grupo Tiradentes Mais concorre a varios prêmios.Durante o feriado, o turista encontra nas pousadas do Grupo Tiradentes Mais pacotes de 29 de maio a 02 de junho com preços a partir de R$ 790,00 o casal com café da manhã e chá da tarde.

O Grupo Tiradentes Mais é formado por cerca de 20 empresários que atuam na cidade mineira nos setores de hotelaria, gastronomia, artesanato e decoração. No site do grupo, o turista encontra várias dicas e informações sobre a cidade, além de sugestões de hospedagem. Para mais informações, acesse o site: www.tiradentesmais.com.br

Banca de Notícias
Fonte Banca de Notícias 07/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Tradicionais tapetes de serragem tomam conta das ruas de Tiradentes no feriado de Corpus Christi