Torneio nacional de robôs reúne 600 competidores no Distrito Federal

Fonte Imprensa CNI 09/03/2013 às 10h

 

 

   

Estudantes entre 9 e 14 anos deverão apresentar soluções para facilitar a vida de idosos.
As três melhores equipes garantem vaga para disputas mundiais
 

Seiscentos competidores com idade entre nove e 14 anos apresentarão o resultado de meses de trabalho em que desenvolveram soluções para melhorar a vida de idosos. Nos dias 9 e 10 de março, eles participam da etapa nacional Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) com provas realizadas entre cerca de 60 equipes das 9h às 17h, no SESI de Taguatinga. A entrada é aberta a toda a comunidade. Os participantes vêm de 11 estados depois de passarem por oito etapas regionais. Os três times mais bem classificados garantem vaga em torneios internacionais nos Estados Unidos e Europa.

O torneio é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Aprender Fazendo, em conjunto com os parceiros fundadores LEGO e a organização americana FIRST. A iniciativa contribui para despertar nos alunos de escolas públicas e particulares o interesse pelo estudo das ciências, dentro do próprio ambiente escolar (ensino fundamental e médio), fortalecendo a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico e inspirando a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.

O objetivo das equipes é propor inovações para melhorar a qualidade de vida dos idosos, a partir de soluções para problemas de acesso e locomoção, entre elas estão um relógio com GPS para pessoas com mal de Alzheimer e um colete com sensor de objetos para deficientes visuais.

Além das soluções, as equipes terão que montar e programar um robô, utilizando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®, uma linha de peças voltada exclusivamente para a Educação tecnológica, e o kit de missões dessa temporada, que é destinada a melhorar a qualidade de vida de idosos. Durante o torneio, os times competem três vezes na arena oficial. Cada partida tem duração de 2,5 minutos.

Durante o evento serão avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Projeto do Robô (design do robô, programação e estratégia e inovação) e Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism™).

 Há ainda a premiação máxima, o Champion´s Award, que é dada à equipe que melhor traduz a experiência da FLL, incorporando os Core Values (valores) e demonstrando excelência e inovação tanto no Desafio do Robô, quanto na realização do Projeto de Pesquisa.
 
SERVIÇO

Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL)

Data:
9 e 10 de março
Horário: das 9h às 17h
Local: SESI Taguatinga (QNF 24 Área Especial)
Imprensa CNI
Fonte Imprensa CNI 09/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Torneio nacional de robôs reúne 600 competidores no Distrito Federal