Torneio FPA de atletismo registra sete índices para eventos internacionais

Fonte FPA 13/05/2013 às 10h
O Torneio FPA Adulto de Atletismo, disputado neste fim de semana na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, foi um dos mais fortes da temporada 2013. Prova disso é que sete índices para eventos internacionais foram atingidos pelos competidores durantes os dois dias de disputas. Os atletas deixaram o Ibirapuera com vaga nos mundiais (de Moscou e de Menores) e no Pan-Americano Juvenil. Neste domingo (12) ensolarado de Dia das Mães, quem se deu bem foi Izabela Rodrigues, que garantiu vaga para disputar o Pan-Americano Juvenil, marcado para agosto em Medellín (Colômbia). A atleta do IEMA (Instituto Elisângela Maria Adriano), venceu a prova do lançamento do disco com 48,66m, 13 centímetros a mais que a exigida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), de 48,53m.

"Estou voltando a competir após uma pequena lesão no tornozelo, acabei torcendo o pé no início do ano, e foi bom ter feito o índice. Minha melhor marca é 48,70m, que fiz em 2012. Agora quero conquistar índice para o arremesso de peso também e vou firme e forte para o Troféu Brasil", afirma a jovem de 18 anos.
A paranaense Ana Paula Caetano também fez bonito e duas vezes. A atleta de 16 anos saltou 1,76m, marca exigida para o Pan-Americano Juvenil e para o Mundial de Menores, marcado para julho em Donetsk (Ucrânia) e agora poderá disputar as duas competições.
"Estou tentando o índice há quatro torneios e finalmente consegui. Mudei de treinador e não estava muito confiante. A pressão estava batendo e agora estou aliviada. Pretendo melhorar para atingir 1,82m. Mal posso esperar para chegar em casa, em Maringá, e comemorar com minha mãe, que não vejo faz tempo. A marca acabou sendo um presente para mim e para ela nesse domingo festivo", comemorou a jovem que terminou a prova em segundo lugar, atrás apenas de Monica Araújo (1,82m).
Os outros índices foram atingidos no sábado (11). Os destaques foram Karla Rosa (BM&FBovespa), Anderson Freitas Henriques (FAERGS) e Hugo Balduíno (Orcampi/Unimed), que conseguiram atingir o índice para o Mundial de Atletismo de 2013 no salto com vara e 400m rasos, respectivamente. O campeonato será de 10 a 18 de agosto, em Moscou (Rússia).
A outra vaga foi obtida no salto com vara com Juliana de Menis Campos, de apenas 16 anos, que estará no Mundial de Menores. A atleta do IEMA fez 3,83m e ainda superou o recorde brasileiro da categoria, que pertencia a Michaela Ruth Hoffmanbeck Heitkotter desde 2002, com 3,81m. O campeonato será de 10 a 14 de julho, em Donetsk (Ucrânia).
O Torneio FPA de Atletismo tinha o objetivo de ser um simulado para o Troféu Brasil Caixa, que será em junho. Mas os resultados e a presença em massa dos competidores na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello aumentaram ainda mais a importância do evento. Mais de 300 atletas participaram das provas.
Recorde venezuelano - Quem também saiu satisfeito foi o venezuelano Eure Yañez. O jovem de 20 anos fez uma bela disputa no salto em altura contra Guilherme Cobbo e Talles Souza Silva, respectivamente o líder (2,25m) e vice-líder (2,22 m) do ranking brasileiro, e acabou vencendo com 2,25m, sua melhor marca pessoal e novo recorde venezuelano na prova. Talles terminou em segundo lugar, com 2,22m, e Guilherme ficou com o bronze, com 2,19m.
"Ele já competiu com o Guilherme e o Talles em 2012 no Ibero-Americano e hoje fez uma boa prova. O foco dele é chegar no índice para o Mundial de Moscou, 2,28m. Ele tentou aqui, mas acabou falhando nas três tentativas", explicou o treinador Jhonny Rodrigues. "Preciso corrigir alguns errinhos técnicos mas é possível chegar lá. Ainda vou competir em Bogotá (Colômbia) no Sul-Americano e em outras competições em casa, logo deve sair", afirmou Eure.
A vitória de Chinin - Outro atleta que deixou o Complexo do Ibirapuera vitorioso foi Carlos Eduardo Chinin. Desde 2011, o decatleta da equipe BM&F/Bovespa não completava a prova mais complexa do atletismo e neste domingo finalmente cumpriu todo o programa, vencendo o Torneio FPA Adulto com 7989 pontos.
"Estava ansioso para voltar logo. O planejamento era fazer hoje o que faço nos treinos, me adaptando novamente as competições. Antes acaba entrando um pouco nervoso, acabava machucando e hoje conseguir fazer uma prova mais consistente e mais calmo", diz o decatleta.
A conquista só não foi maior porque Chinin ficou a apenas 11 pontos, do índice do Troféu Brasil 2013. O índice B era 8000 e o índice CBAt era 8108. Apesar disso, a marca é índice para o Mundial Universitário, em julho em Kazan (Rússia). "No primeiro dia ele estava mais solto, achamos que já dava para alcançar a marca, porém hoje ele não acertou muito no salto com vara, o que poderia ter garantido ele no Troféu. Agora nos dias 25 e 26 ele compete na Austria e sabemos que ele está pronto para um bom resultado", explica o treinador Edemar Alves dos Santos.
 

FPA
Fonte FPA 13/05/2013 ás 10h

Compartilhe

Torneio FPA de atletismo registra sete índices para eventos internacionais