TopTelha desenvolve telha branca com tecnologia Dow capaz de reduzir temperatura

Fonte InformaMídia Comunicação 13/05/2013 às 12h

Redução pode chegar a 6ºC no interior do imóvel e a 18ºC na superfície do telhado

Buscando sempre se antecipar às tendências e se manter na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, a TopTelha, empresa com mais de 50 anos de tradição no segmento cerâmico, apresenta ao mercado um produto inovador: a telha branca, que recebe um revestimento que usa tecnologias de ponta da Dow, uma das mais importantes provedoras de soluções químicas do mundo.

A proposta é simples, mas revolucionária. O telhado de alta reflectividade reduz consideravelmente a temperatura nas edificações, contribuindo para uma maior eficiência energética e uma menor geração de CO2.. Para se ter uma idéia, pode representar uma redução de até 6ºC no interior de um imóvel e aproximadamente 18ºC na superfície de um telhado, dependendo do tipo de material e condições climáticas.

A telha branca (cool roof) está alinhada à proposta da Green Building Council, entidade que promove mundialmente as tecnologias sustentáveis, que lançou em 2009 a campanha “One Degree Less” (Um Grau a Menos), com o objetivo de conscientizar e diminuir o excesso de calor nas grandes cidades. A ação já estimulou a pintura de mais de 450 mil m² no mundo todo, o que equivale à retirada de 45 mil carros de circulação ou 45 mil toneladas de carbono.

Segundo Luiz Fernando Marchi Jr., diretor industrial da TopTelha, a iniciativa demonstra a constante preocupação da empresa em buscar alternativas mais sustentáveis para o ramo de construção civil. “O telhado branco é uma grande tendência mundial e quisemos sair na dianteira para oferecer uma solução realmente sustentável aos nossos consumidores. Nosso revestimento usa technologia da Dow, o que permite que seja formulado à base de água, de baixo composto orgânico volátil (VOC) e de baixa emissão de CO2, características que não agridem o meio ambiente”, ressalta.

Este revestimento vai além de uma pintura branca comum, já que forma uma membrana protetora elástica, mais resistente e duradoura, apropriada para condições de exposição extrema ao meio ambiente, como por exemplo, raios solares (UV), umidade e alterações de temperatura. Portanto, possui maior resistência e durabilidade para acompanhar os movimentos de expansão e de contração do substrato, em função das mudanças climáticas, sem trincar.

Para a Dow, a parceria com a TopTelha também é bastante estratégica. “A TopTelha é sem dúvida um parceiro estratégico em inovação tecnológica e sustentabilidade. Além disso, traz soluções como esta, que promovem maior conforto e qualidade de vida aos consumidores”, defende Daniel Arruda, gerente de marketing para mercado de construção da Dow na América Latina.

As tecnologias da Dow em polímeros 100% acrílicos e aditivos de última geração, como Primal, Ropaque e Evoque, são utilizadas no revestimento das telhas cerâmicas e conferem alta resistência contra umidade, intemperismo, acúmulo de sujeira e aumentam a reflexação dos raios solares devido a melhoria substancial da dispersão dos pigmentos e aditivos reflectivos, o que garante a alta performance para este tipo de aplicação.

Conheça as vantagens e potencial do telhado branco:

- Redução de 6ºC na parte interna da casa;

- Redução de 18ºC na parte superior do telhado;

- Redução de 1ºC na temperatura do planeta, caso 40% dos telhados sejam brancos;

- Até 90% de reflexão dos raios solares;

- Economia de 20% no gasto com ar condicionado;

- Economia de 20 a 70% no consumo de energia elétrica.

Especificações técnicas da Telha Branca

Comprimento: 418mm

Largura: 249 mm

Altura: 75mm

Telhas por metro quadrado: 13,5

Peso médio: 2,9kg

Absorção de água: <13%

Sobre a TopTelha:

www.toptelha.com.br

0800 12 00 70

Sobre a Dow

www.dow.com

InformaMídia Comunicação
Fonte InformaMídia Comunicação 13/05/2013 ás 12h

Compartilhe

TopTelha desenvolve telha branca com tecnologia Dow capaz de reduzir temperatura