Tombini espera recuperação gradual da indústria este ano

Fonte Agência Brasil 02/04/2013 às 12h

Brasília – Apesar da queda da produção industrial em fevereiro, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, espera recuperação gradual do setor este ano. Tombini participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

“Houve contração em fevereiro, mas tendência é a recuperação moderada da indústria em 2013”, disse.

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor apresentou queda de 2,5% na produção de janeiro para fevereiro deste ano. Essa é a maior queda desde dezembro de 2008, quando houve recuo de 12,2%.

A redução ocorreu depois de dois meses de altas, uma vez que em dezembro de 2012 e em janeiro deste ano houve crescimento de 0,1% e 2,6%, respectivamente. Em relação a fevereiro do ano passado, a indústria brasileira teve uma queda de 3,2 %. No ano, a indústria acumula alta de 1,1 %. Já nos últimos 12 meses, há uma queda acumulada de 1,9%.

Sobre o setor de serviços, Tombini destacou o crescimento há 16 semestres seguidos, impulsionado pela entrada de 40 milhões de pessoas na classe média. Segundo ele, essa expansão leva ao aumento da demanda do setor de serviços.

Tombini acrescentou ainda que o setor agropecuária deve ser impulsionado este ano pela safra recorde de grãos.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 02/04/2013 ás 12h

Compartilhe

Tombini espera recuperação gradual da indústria este ano