Tocantins recebe unidade móvel para medir qualidade da água

Fonte FUNASA 28/03/2013 às 9h

 

 

Unidade móvel proporcionará apoio ao controle e qualidade da água para consumo humano (Foto: Funasa/TO)

Unidade móvel proporcionará apoio ao controle e qualidade da água para consumo humano (Foto: Funasa/TO)

A Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins (Suest/TO), por meio do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), recebeu, no início de março, uma Unidade Móvel para o Controle e Qualidade da Água (UMCQA) em atendimento ao Programa Nacional de Apoio ao Controle da Qualidade da Água (PNCQA).

Segundo o responsável pelo Programa de Qualidade da Água para o Consumo Humano do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam/Suest/TO), Janueci Rodrigues, com a estruturação física do setor e da capacitação de recursos humanos, a UMCQA irá proporcionar o apoio junto aos municípios e cumprir as diretrizes estabelecidas pela Portaria da Funasa, nº 177, de 25 de março de 2011, no que se refere ao controle e qualidade da água para o consumo humano.

A unidade é um veículo utilitário tipo furgão de pequeno porte adaptado para funcionar como laboratório de campo para a realização de análises de amostras de água, podendo ser destinada às ações de controle, vigilância e monitoramento do tratamento e da qualidade da água produzida por Sistemas e Soluções Alternativos de Abastecimento de Água.

A unidade móvel tem capacidade para realizar análises microbiológicas, análises físico-químicas de substâncias químicas que representam riscos à saúde, bem como aquelas análises que determinam o padrão de aceitabilidade em água para o consumo humano.

Para o superintendente estadual Onofre Marques, com o recebimento da unidade, a Funasa terá condições de dar apoio no que se refere à qualidade da água para consumo humano quando solicitada, nos pequenos municípios, comunidades quilombolas e assentados no estado.

FUNASA
Fonte FUNASA 28/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Tocantins recebe unidade móvel para medir qualidade da água