TLC entre Colômbia e Estados Unidos entra em vigência

Fonte Ansa flash 14/05/2012 às 23h
O Tratado de Livre Comércio (TLC) entre a Colômbia e os Estados Unidos entrará em vigência amanhã, após oito anos do início de suas negociações.

O diretor da oficina para aproveitamento do TLC, Hernando José Gómez, explicou hoje que o governo de Juan Manuel Santos estima que, quando a medida entrar "em plena atividade", irá criar cerca de 380 mil postos de trabalho no país.

Segundo dados do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo colombiano, a medida permitirá que 99% dos produtos locais possam ingressar sem impostos alfandegários no mercado norte-americano, enquanto receberá 81,8% dos produtos industriais.

O mercado norte-americano é o principal parceiro comercial da Colômbia, sendo que, de acordo com cifras oficiais, 38% do total de exportações do país foi destinado aos Estados Unidos no ano passado.

O TLC, assinado em 2006, esteve bloqueado pelo Congresso dos Estados Unidos por um longo período. Os parlamentares democratas se negavam a ratificar o acordo por conta das condições trabalhistas dos colombianos e pela falta de segurança que envolvia os sindicalistas.

Por essa razão, o grupo, que chegou à Colômbia na segunda-feira, além de se encontrar com Santos, também se reuniu com representantes da Procuradoria Geral e dos sindicatos locais.
Ansa flash
Fonte Ansa flash 14/05/2012 ás 23h

Compartilhe

TLC entre Colômbia e Estados Unidos entra em vigência