TIM escolhe tecnologia Videoscape da Cisco para acelerar transmissão de vídeos

Fonte CDN Comunicação Corporativa/In Press Porter Novelli 27/05/2013 às 19h

Com a melhora de performance na visualização de vídeos e download de conteúdos a solução permitirá que a operadora eleve a qualidade de experiência dos usuários móveis e Live TIM.

Rio de Janeiro, 27 de Maio de 2013 -A TIM escolheu o Cisco Videoscape® Distribution Suite Transparent Caching (VDS-TC) para atuar como infraestrutura tecnológica na entrega de vídeos em múltiplas telas, protocolos, aplicativos e redes. A solução possibilitará à operadora entregar conteúdo de Internet, incluindo dados e vídeo, de forma transparente, rápida e com melhor qualidade, tanto para dispositivos fixos quanto móveis. Ao mesmo tempo o VDS-TC permitirá uma redução de carga de rede e a queda de 20% a 30% dos custos operacionais.

Com a previsão de que vídeo representará cerca de 60% de todo o tráfego IP da internet até 2016, a TIM tem pela frente o desafio: ampliar a infraestrutura para suportar o crescimento rápido de aplicativos de vídeo e garantir serviços com alta resolução e percepção de velocidade de acesso.

O Cisco VDS-TC ajudará a TIM a vencer esses desafios otimizando a capacidade de banda no backbone, reduzindo custos e melhorando a velocidade da grande variedade de conteúdo entregue aos seus clientes. A solução normalmente reduz o impacto no crescimento de tráfego entre 30% e 40%, evitando congestionamento e diminuindo a necessidade de banda entre o core da rede, os pontos de interconexão do backbone IP e o acesso. A solução disponibiliza o conteúdo mais próximo aos dispositivos de usuários, melhorando a experiência de streaming de vídeo, diminuindo o tempo de download, bem como outros aplicativos tradicionais em HTTP e atualizações de software, tais como atualizações de software de dispositivos móveis, tablets e PCs.

Para Hugo Baeta, diretor regional para Operadoras da Cisco do Brasil, “com a solução Cisco VDS-TC, a TIM ganha uma rede com capacidade de entrega de conteúdo, de alto desempenho e preparada para o futuro, onde poderá fornecer a seus clientes uma experiência com mais qualidade para acessar conteúdo sob demanda de vários dispositivos, promovendo também eficiência em suas operações, com importante redução de custos.”

Para o Cicero Goncalves Olivieri, diretor de rede Fixed & Transport Network da TIM Brasil, este projeto confirma o compromisso da TIM em prover soluções inovadoras e alinhadas com a estratégia de constante melhoria na percepção de qualidade. Esta solução irá gerar uma melhora nos serviços de acesso de dados para os usuários atuais 2G, 3G e Live TIM. Com a introdução da tecnologia 4G na rede da TIM este tal ganho será ainda mais efetivo. O incremento na penetração de smartphones e o desenvolvimento de novas aplicações demandam cada vez mais banda, esta plataforma será um elemento importante nesta nova realidade do serviço de dados.

Sobre a TIM

A TIM é a operadora que mais cresce no país. Atualmente, possui 71,2 milhões de clientes e 26,98% de market share, consolidando-se na segunda colocação do mercado e na liderança do segmento pré-pago. O desempenho é fruto dos serviços inovadores da companhia, que levaram a marca, por exemplo, a ser apontada como a preferida da classe média dentre as empresas de telefonia móvel, segundo pesquisa do instituto Data Popular.

Outro foco da TIM é a qualidade da sua rede e do atendimento. No triênio que vai até 2015, a companhia aplicará em infraestrutura mais de 90% dos R$ 10,7 bilhões previstos para investimentos no Brasil. Entre as negociações para expansão da rede também destacam-se a compra da Intelig, em 2009, e da AES Atimus, em 2011, que deu origem à TIM Fiber, com 5,5 mil quilômetros de fibra ótica no Rio e em São Paulo. Além disso, a empresa está instalando uma moderna rede de fibra ótica no Amazonas, Pará e Amapá, por meio da LT Amazonas, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.

A TIM é ainda a única do setor de telecom a integrar o Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Faz parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBOVESPA. Para mais informações, acessewww.tim.com.br ou http://twitter.com/timtimportimtim.

Sobre a Cisco Systems

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acessehttp://www.cisco.com.br. Para notícias, acessehttp://newsroom.cisco.com.

CDN Comunicação Corporativa/In Press Porter Novelli
Fonte CDN Comunicação Corporativa/In Press Porter Novelli 27/05/2013 ás 19h

Compartilhe

TIM escolhe tecnologia Videoscape da Cisco para acelerar transmissão de vídeos