Tijuca restaura Açude da Solidão

Fonte Comunicação ICMBio 14/03/2013 às 8h

tijucaBrasília  – A administração do Parque Nacional da Tijuca, no Rio, concluiu 90% das obras de restauração do Açude da Solidão. Os trabalhos devem ser encerrados em abril e incluem uma série de melhorias que devem transformar o local em parada obrigatória para os visitantes. Recentemente, o Lago das Fadas foi revitalizado; e o Meu Recanto, outro espaço de lazer do parque, também está em obras.

No açude, foram feitas contenções em toda a volta do lago, com reforço maior na margem localizada ao lado da estrada de saída da Floresta da Tijuca. A rua também será alargada e vai ganhar um novo estacionamento. Antes das obras, existiam somente quatro vagas no local. Esse número será ampliado para 15, dando mais conforto e segurança aos visitantes.

O açude foi desassoreado e sua profundidade aumentada. Grande parte da areia retirada foi reutilizada nas obras do Meu Recanto e do Lago das Fadas. A lâmina d'água do açude, que antes não passava de dois metros, com a conclusão dos trabalhos, terá mais de seis metros. Consequentemente, o volume de água no local também crescerá. Por isso, a barragem próxima ao portão foi reforçada para suportar todo esse novo volume.

A ilha que fica no meio do lago do açude foi preservada e reformada para continuar no local por muitos anos mais. Para a execução do serviço, as árvores e plantas que existiam na ilha foram retiradas, mas posteriormente a vegetação será restabelecida para manter a característica do lugar.

Apesar de o açude estar cheio novamente, ainda são mantidos cones e sinalização delimitando a área de reforma para que os funcionários continuem o trabalho. Nos próximos dias, o trânsito no local voltará ao normal e vai ser possível aos visitantes acompanhar de perto as últimas etapas da obra.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 14/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Tijuca restaura Açude da Solidão