Testes na Arena Corinthians simulam a vibração das torcidas

Fonte Mandarim Comunicação 02/05/2013 às 21h

Nesta sexta-feira, 3 de maio, uma série de ensaios técnicos irão avaliar a segurança das arquibancadas do estádio quando submetidas a cargas dinâmicas. Equipe da IEME Brasil, responsável pelos testes, utilizará o equipamento Vibrodina, que simula a movimentação do público.

As arquibancadas da Arena Corinthians passarão nesta sexta-feira, 3 de maio, por ensaios de vibração forçada. Os objetivos são avaliar o conforto do público em relação às vibrações e a segurança estrutural do estádio que será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. A realização dos testes está a cargo da equipe da IEME Brasil Engenharia Consultiva, empresa especializada em análise dinâmica de estruturas, contratada pela empresa responsável pelas obras Odebrecht Infraestrutura.

Para o estudo do comportamento das arquibancadas da Arena Corinthians, a IEME Brasil utilizará o equipamento Vibrodina. Com tecnologia italiana, a máquina gera vibrações e aplica cargas dinâmicas à estrutura, segundo determinados parâmetros de força e frequência, semelhantes às da movimentação dos torcedores. A análise de desempenho é feita por sensores e softwares avançados.

A mesma tecnologia foi utilizada na adequação de estádios europeus, entre eles, o San Siro de Milão e o Olímpico de Roma, além de diversas arenas esportivas no Brasil.

De acordo com o Doutor em Engenharia e diretor técnico da IEME Brasil, Marco Juliani, os testes dinâmicos são fundamentais para atestar a segurança do estádio, uma vez que indicam se as arquibancadas estão prontas para receber o público torcedor ou se são necessários ajustes, como a colocação de amortecedores em pontos específicos.

Serviço

Ensaio dinâmico de vibração forçada na Arena Corinthians

Data: 3 de maio

Horário: às 11h

A IEME Brasil

A IEME Brasil Engenharia Consultiva atua desde 1987 em gerenciamento e fiscalização de obras e empreendimentos; avaliação dinâmica de estruturas, como estádios esportivos, pontes e estações metroferroviárias e elaboração de estudos e projetos de sistemas para atenuação de vibrações e ruídos. www.iemebrasil.com.br

Mandarim Comunicação
Fonte Mandarim Comunicação 02/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Testes na Arena Corinthians simulam a vibração das torcidas