Terminal 1 do aeroporto do Galeão ganhará túnel provisório para facilitar circulação de passageiros

Fonte Agência Brasil 28/05/2013 às 19h

 

Rio de Janeiro – Um túnel será construído dentro do Setor A do Terminal 1 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão/Tom Jobim para facilitar o trânsito de passageiros e evitar que as pessoas sejam obrigadas a fazer o deslocamento pelo lado de fora. A medida é necessária devido às obras que estão sendo efetuadas no local. O túnel provisório deve estar pronto até o dia 15 de junho, quando começa a Copa das Confederações.

A medida foi anunciada durante reunião ocorrida ontem (27), no Galeão, entre a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e das empresas responsáveis pelas obras.

O ministro-chefe da SAC, Wellington Moreira Franco, que participou do encontro, manifestou preocupação com a conclusão das obras do aeroporto. Ele disse que não existe nenhum plano alternativo para o Galeão. “Eu tenho dito que nós não temos plano B, nós só temos plano A. Nós temos um calendário que terá de ser cumprido”, declarou.

O ministro ressaltou que parte das obras do Terminal 1 ficará pronta em setembro e a outra parte só em abril de 2014. Mas, para a Copa das Confederações, Moreira Franco disse que será adotada uma alternativa provisória. “Nós vamos preparar de maneira alternativa, provisória, o Terminal 2 para que, na Copa das Confederações, ele já possa oferecer um ambiente mais amigável ao usuário do Galeão”, ressaltou.

A Infraero assegurou que todas as obras em andamento no aeroporto estão sendo executadas dentro do planejado. Procurada pela Agência Brasil, a empresa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está empenhada em concluir as obras dentro dos prazos previstos. Destacou que as melhorias começaram a ser executadas em 2008. “De lá para cá, várias etapas das obras foram entregues”.

A Infraero citou o caso do Terminal 1, onde já foi concluída a reforma de todos os banheiros, feita a substituição dos forros e luminárias, trocados todos os 32 elevadores e instaladas escadas rolantes mais modernas. A fachada também foi totalmente recuperada. As obras de reforma do Terminal 1 estão avaliadas em R$ 254,1 milhões e deverão ser completamente concluídas em novembro de 2014. Elas fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Já no Terminal 2, a Infraero informou que a primeira fase das obras de reforma, iniciadas em novembro de 2008, foi concluída, registrando até abril um total de 27% executadas. O processo incluiu a entrega de nova área de embarque, ocorrida em janeiro deste ano. Ela ganhou mais 32 balcões de chek-in, novas escadas rolantes e um espaço de imigração para uso da Polícia Federal, totalizando 18 cabines. A reforma completa do Terminal 2 tem término previsto para abril de 2014. O custo total, previsto no PAC, alcança R$ 316,53 milhões.

As obras nos dois terminais ampliarão em 25,8 milhões de pessoas a capacidade do aeroporto, que passará de 17,4 milhões, em 2011, para 43,2 milhões, no ano que vem. Do mesmo modo, a demanda de passageiros por ano será elevada, no período, de 14,9 milhões para 20,2 milhões, disse a Infraero.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 28/05/2013 ás 19h

Compartilhe

Terminal 1 do aeroporto do Galeão ganhará túnel provisório para facilitar circulação de passageiros