Temporais voltam a atingir o Sul no fim de semana

Fonte Somar Meteorologia 19/11/2009 às 0h

Áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro e sudoeste do Paraná nesta sexta-feira. Segundo os meteorologistas da Somar, há previsão de chuvas fortes, com acumulado de até 30mm em 24 horas no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e no centro e sul de Santa Catarina. No leste e norte do Paraná, norte de Santa Catarina e em parte do sudoeste do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e com sol entre nuvens. As temperaturas voltam a cair e hoje a máxima não passa de 10°C na Serra de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul e leste do Paraná, a temperatura a máxima prevista é de 20°C. Já no noroeste do Paraná o calor predomina e os termômetros chegam a 29°C.

Os meteorologistas da Somar alertam para a previsão de temporais a partir de amanhã no Rio Grande do Sul. As áreas de instabilidade dão origem a uma frente fria que causa pancadas de chuva e trovoadas em boa parte do Estado gaúcho, sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná., com acumulado de mais de 60mm no centro e oeste do Rio Grande do Sul. Além das chuvas, as rajadas alcançam 70km/h e há risco de queda de granizo em algumas localidades. Por outro lado, o sábado segue sem chuvas no extremo sul do Rio Grande do Sul, leste e norte de Santa Catarina e na maior parte do Paraná. Mesmo com a previsão de temporais, o calor retorna para boa parte da Região Sul e a máxima alcança 28°C no oeste e noroeste do Paraná e no extremo oeste de Santa Catarina. Apenas na maior parte do Rio Grande do Sul, ainda faz frio, com máxima inferior a 20°C.

No domingo a previsão é de temporais em boa parte do Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 50mm em várias localidades do Estado. Também chove, porém de forma mais fraca no centro e sudoeste do Paraná e entre o sul, centro e oeste de Santa Catarina. As rajadas alcançam 55km/h nos três Estados da Região e há risco de queda de granizo no Rio Grande do Sul. No extremo sul gaúcho, no leste e norte de Santa Catarina e no leste, centro e norte do Paraná, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. O frio da madrugada aumenta um pouco no extremo sul gaúcho e a mínima fica entre 6°C e 8°C. À tarde, a máxima não passa dos 20°C em boa parte do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e oeste do Paraná. Apenas no noroeste do Paraná ainda faz calor, com máxima de 28°C. 
 

Somar Meteorologia
Fonte Somar Meteorologia 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Temporais voltam a atingir o Sul no fim de semana