Temporais voltam a atingir a região Sul nesta sexta-feira

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
Áreas de instabilidade dão origem a uma nova frente fria nesta sexta-feira, que será responsável por chuvas intensas e generalizadas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no leste, sul e sudoeste do Paraná até o fim desta sexta-feira. Segundo os meteorologistas da Somar, o acumulado passa dos 60mm nessas regiões e os três Estados podem registrar queda de granizo por conta da baixa temperatura registrada em toda a coluna atmosférica. Além disso, as rajadas alcançam 70km/h, especialmente no sul do Paraná.

Na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo segue seco, com sol entre nuvens. No entanto, mesmo com o dia ensolarado, o frio predomina no Estado gaúcho e a máxima não passa dos 12°C no extremo sul.

No Sudeste, os ventos úmidos que sopram do mar ainda deixam o tempo instável com chuvas fracas e temperatura baixa no leste de São Paulo, boa parte do Rio de Janeiro e em parte da zona da mata e sul de Minas Gerais.

Por outro lado, o tempo permanece seco e extremamente quente, com máxima de mais de 35°C na maior parte do Cento-Oeste e Norte do País. Além disso, a umidade relativa do ar do ar fica muito baixa e os índices atingem entre 10% e 15%. Já no Nordeste, áreas de instabilidade conhecidas por Ondas de Leste ganham força ao longo do dia e voltam a provocar chuvas mais generalizadas, especialmente no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Litoral
Alerta de ressacas no Sul e Sudeste, com ondas de mais de 3m de altura no Rio de Janeiro e em torno dos 2,5m de altura no Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os ventos também serão intensos e as rajadas chegam a quase 40km/h no litoral de São Paulo e entre 30km/h e 35km/h em Santa Catarina e Paraná.

Sábado
Finalmente o tempo volta a ficar seco, o sol predomina e a temperatura entra em elevação na maior parte dos Estados da Região Sudeste. Por outro lado, a frente fria ainda provoca chuvas fortes no leste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e, até mesmo, ao sul de Mato Grosso do Sul. Por conta das chuvas, as temperaturas seguem baixas nessas áreas.

No Nordeste, o destaque fica com as Ondas de Leste, que ficam mais intensas e causam chuvas constantes e generalizadas desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. As chuvas também avançam pelo interior da Bahia e poderão alcançar a Chapada Diamantina. Além da volta das chuvas, a temperatura despenca no leste do Nordeste. Já na maior parte do Centro-Oeste e Norte, não há previsão de chuvas e o sábado segue com muito sol e calor.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Temporais voltam a atingir a região Sul nesta sexta-feira