Tempo de atendimento nas unidades da Receita cai 57% em pouco mais de três anos

Fonte Agência Brasil 25/05/2012 às 18h
O tempo médio de atendimento nas unidades da Receita Federal caiu 57% em pouco mais de três anos. De 30min35s em janeiro de 2009, o tempo foi reduzido para 13min7s em abril de 2012. O levantamento foi divulgado hoje (25) pelo órgão para marcar o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte.

Ao mesmo tempo em que o tempo médio de atendimento caiu, a quantidade de contribuintes que compareceram aos postos da Receita ficou estável em torno de 1,6 milhão de atendimentos por mês. “Isso indica que conseguimos melhorar a qualidade do atendimento que a Receita presta ao contribuinte”, disse o subsecretário de Arrecadação e Atendimento do órgão, Carlos Roberto Occaso.

De acordo com o Fisco, a demanda nas unidades de atendimento não aumentou por causa do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), criado há dois anos. De 1,9 milhão de atendimentos feitos no primeiro mês do portal, em maio de 2010, o e-CAC fechou abril com mais de 7 milhões de serviços acessados.

Em maio de 2010, o e-CAC respondia por 51% dos serviços prestados pela Receita Federal – por meio eletrônico e nas unidades de atendimento presencial. No mês passado, a participação saltou para 80%, o maior valor mensal já registrado. Segundo o subsecretário, essas estatísticas passarão a ser divulgadas todos os meses pelo órgão.

Os serviços mais acessados no e-CAC são o extrato da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física e a consulta à situação fiscal do contribuinte. Nas unidades de atendimento, os principais serviços executados são a consulta e a legalização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), pesquisas em geral e a solução de pendências no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Como parte das comemorações do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, a Receita informou que abrirá um programa de visitação às aduanas brasileiras. Em dois dias de cada ano, 26 de janeiro e 4 de julho, o órgão permitirá visitas guiadas. O agendamento começará a ser feito um mês antes de cada data por meio de telefones que serão divulgados na página da Receita na internet. De acordo com Occaso, as visitações estarão abertas a qualquer pessoa física, não apenas a grupos de estudantes e organizações sociais.

 

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 25/05/2012 ás 18h

Compartilhe

Tempo de atendimento nas unidades da Receita cai 57% em pouco mais de três anos