Tela Fina já é realidade nos lares brasileiros, revela novo Estudo da CVA Solutions sobre consumo de televisores

Fonte Letra Comunicação 18/03/2013 às 21h

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Novo estudo da CVA Solutions revela que 69% dos consumidores trocaram de aparelho de televisão nos últimos três anos atraídos por tecnologias como Full HD, televisão com maior definição e a Smart TV, a televisão conectada à internet, tornando esse tipo de produto o centro de entretenimento das residências brasileiras. O estudo, realizado em fevereiro, com 7.090 consumidores de todo o Brasil, mostra ainda que a maior Força de Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da Sony e que a Panasonic tem o melhor Valor Percebido, que é a relação custo-benefício percebida por seus clientes. O setor de televisores foi bem avaliado pelos entrevistados, conquistando a 7ª colocação entre 37 setores da economia analisados pela CVA Solutions.

Nos últimos três anos os consumidores brasileiros optaram por substituir sua TV Tubo pela Tela Fina, promovendo mudança em 50% dos lares. De acordo com o estudo, desde 2010 o número de aparelhos de televisão Flat ou de Tela Fina não para de crescer: passou de 28,9% para 79,2%. Enquanto isso, no mesmo período, o número de televisores Tubo caiu de 71,1% para 20,8% dos lares.

“Com a proximidade de grandes eventos esportivos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, esse é um mercado em grande expansão. Tecnologias como LED, LCD, Full HD, 3D e, principalmente, Smart TV estão estimulando os consumidores a adquirirem aparelhos que estão se tornando verdadeiros centros de entretenimento das famílias”, afirma Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, subsidiária da norte-americana CVM Inc., há 12 anos no Brasil.

De acordo com o estudo, existem em média 2,6 aparelhos de televisão por domicílio, com 36% das compras feitas pela internet, acirrando ainda mais a concorrência entre as principais marcas do mercado. “A Samsung apresenta liderança de market share, porém a melhor percepção de qualidade e maior Força de Marca no segmento são da Sony”, diz Sandro Cimatti.

Durante o estudo foram citadas pelos entrevistados as marcas AOC, CCE, H Buster, LG, Panasonic, Philco, Philips, Samsung, Semp Toshiba e Sony.

O estudo da CVA Solutions tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais setores e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.

Entre os melhores setores da economia

O setor de Televisores aparece com uma nota 8,45 (em uma escala de 1 a 10) entre os 37 setores da economia pesquisados pela CVA Solutions. A nota é superior a de Veículos Pesados/Caminhões (8,38) e está abaixo de Relação Comercial com Varejistas (8,48). O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Forno Microondas com nota 8,87 e como pior segmento o de Internet Banda Larga com nota 6,32.

Força da Marca

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da Sony (32,9%), seguida da Samsung (25,1%), LG (12,5%) e Philips (8,6%). No final da lista, com o maior índice de rejeição (-36%), aparece a CCE.

“A Sony é uma marca que exerce grande atração devido à sua história de alta qualidade percebida, porém os fortes investimentos em tecnologia e propaganda da Samsung e da LG, um pouco mais distante, tornam este mercado muito competitivo”, informa o sócio-diretor da CVA Solutions.

Valor Percebido

O melhor Valor Percebido (relação custo-benefício percebida por seus clientes) é da Panasonic com índice de 1,02. Com índice de 1,01 vem em seguida a Samsung, Sony, Philco, e com 1,00 LG e Semp Toshiba. “A Panasonic é bem avaliada por seus clientes por oferecer boa qualidade e preço competitivo. As demais marcas se alternam em oferecer melhores benefícios ou custos e, por isso, acabam com índice de avaliação menor”, destaca Sandro Cimatti.

Novos hábitos de consumo

O estudo da CVA Solutions revela ainda que 69% dos consumidores trocaram de aparelho de televisão nos últimos três anos e que 27% das TVs em uso têm até um ano de idade. Os hábitos de compra também estão mudando: 35,6% dos entrevistados revelaram que adquiriram seus aparelhos pela internet.

Entre as tecnologias oferecidas, a Smart TV, conectada à internet, é uma das mais procuradas. Dos 5.600 entrevistados que possuem como televisor principal um aparelho Flat, 30% têm Smart TV. Desses, cerca de 66% utilizam a tecnologia, em média, 1,9 vezes por semana e os restantes 34% não costumam acessar a internet, indicando oportunidade de crescimento. A função 3D está presente em 14% das TVs e é utilizada por 76% dos entrevistados que possuem aparelhos com essa função 1,5 vezes por semana em média. Com relação à tecnologia escolhida para a próxima compra, 95% querem Full HD e 85% Smart TV.

O estudo mostra também que 53,7% dos entrevistados comprariam a mesma marca e 46,3% optariam por mudar. A marca mais recomendada pelo consumidor é a Sony com 79,6%. Em segundo lugar está a Samsung com 69,5% e, em terceiro, a LG com 64%.

Quando indagado sobre a marca de televisor escolhida numa próxima compra, a Samsung lidera com 28,0%, a Sony fica na segunda posição com 25,3% e a LG em terceiro, com 15,6%.

Ranking

Força da Marca

Valor Percebido

1-Sony

1-Panasonic

2-Samsung

2-Samsung

3-LG

3-Sony

4-Philips

4-Philco

5-Semp Toshiba

5-LG

CVA Solutions e Metodologia

A CVA Solutions (Customer Value Added) está há 12 anos no mercado brasileiro e 17 anos nos Estados Unidos. A empresa é uma subsidiária da CVM Inc., empresa criada nos Estados Unidos, em 1996, pelo engenheiro Ray Kordupleski. A CVM Inc. conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. No Brasil, a CVA Solutions atende a empresas como Heineken, Whirlpool, Comgás, Porto Seguro, Amil, Sul América, Fleury Medicina Diagnóstica, Dasa, Claro, Oi, International Paper, Daimler Chrysler, Philips, Colgate, Hotéis Atlântica, Banco Santander, Bradesco, HSBC e Itaú.

A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do market-share e da rentabilidade do cliente.

O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço.

Desta forma, além de medir os atributos de valor e identificar aqueles que têm o maior impacto, do ponto de vista do cliente, também se promove uma integração entre as medidas de valor percebido pelo cliente e os processos internos da empresa, possibilitando um gerenciamento mais eficaz.

Mais informações no site www.cvasolutions.com

 

Letra Comunicação
Fonte Letra Comunicação 18/03/2013 ás 21h

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