Tecnologias desenvolvidas na UnB são utilizadas em evento no campus

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 24/08/2014 às 19h
Pesquisas saem do laboratório e ganham utilização prática.

A Mostra de Tecnologias Sociais e Sustentáveis que acontece no próximo dia 28, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), vai revelar como é possível transformar o lixo que produzimos no dia a dia em soluções práticas, criativas e economicamente viáveis. Para começar, os convites do evento foram confeccionados a partir dos processos de reciclagem de papel moeda e de óleo de fritura.

O papel utilizado nos convites foi produzido no Laboratório de Papel Artesanal do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, a partir de papel moeda retirado de circulação pelo Banco Central. O trabalho desenvolvido pela professora do Instituto de Artes (IdA) e decana de Extensão da UnB, Thérèse Hofmann, é uma tecnologia patenteada e consiste em reaproveitar as cédulas usadas para a produção de celulose e papel. O projeto é uma parceria do IdA com o Instituto de Química (IQ) da Universidade.

A tinta usada para a impressão dos convites também é patenteada e é fruto do processo de polimerização térmica de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal, desenvolvido pelo IQ, sob a coordenação do professor Paulo Suarez. Nesse processo, o óleo de fritura é aquecido a altas temperaturas (em torno de 300 °C), onde posteriormente é adicionado pigmentos para formar a tinta. O processo de impressão utilizado para os convites é o tipográfico, realizado na Gráfica do IdA/UnB.

Durante a Mostra, que é aberta ao público, os visitantes poderão conhecer mais tecnologias e processos produtivos desenvolvidos pela UnB. A universidade realiza uma série estudos e atividades de pesquisa com o objetivo de minimizar os impactos causados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos urbanos.

CDT realiza mostra de tecnologias sustentáveis

SERVIÇO
Mostra de Tecnologias “A Contribuição da Comunidade Científica para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Sustentáveis para o Reaproveitamento de Resíduos Urbanos”

Data: 28/08/2014

Horário da Mostra: das 9h às 21h30

Local: Campus Universitário Darcy Ribeiro – Edifício CDT, Asa Norte

Entrada Gratuita
Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 24/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Tecnologias desenvolvidas na UnB são utilizadas em evento no campus