Tecnologia ajuda 4BIO a garantir a entrega de medicamentos em todo o Brasil

Fonte RMA Comunicação 20/03/2013 às 9h
São Paulo, março de 2013 - A 4BIO, empresa que comercializa medicamentos especiais, tem um grande desafio: realizar a entrega de seus produtos em todo o Brasil em até 72 horas. O que poderia ser um processo simples acaba se tornando uma logística complexa, quando se trata de medicamentos caros, que podem custar até R$ 15 mil, desenvolvidos com base em biotecnologia e cuja maioria necessita de refrigeração.

Para isso, a empresa adota um controle rígido de logística e utiliza software de gestão para acompanhamento dos pedidos. Desta forma garante que os medicamentos cheguem na temperatura e no prazo ideais às mãos do cliente. “Para garantirmos isso, desenvolvemos um chip de controle de temperatura. A tecnologia é acoplada à embalagem de entrega e armazena os dados de oscilação da temperatura durante todo o procedimento de entrega”, afirma André Kina, diretor geral da 4BIO. Ele explica que após a entrega, o chip retorna à 4BIO que faz a análise dos dados e envia um relatório para o cliente confirmando as reais condições que o pedido foi entregue, para a garantia da validade do medicamento.

Mas as inovações tecnológicas da 4BIO não param por aí. Recentemente, a empresa investiu em uma solução de mobile commerce, tornando-se a primeira a comercializar medicamentos com pedidos via celular. Para disponibilizar o serviço, a 4BIO investiu R$ 150 mil em uma plataforma desenvolvida pela SIRMA, empresa Búlgara de desenvolvimento de software. O aplicativo tem a opção de escancear e enviar receitas médicas, além de realizar cotação de preços.

A plataforma mobile é uma extensão do e-commerce da empresa, ferramenta que está no ar desde a regulamentação da ANVISA para comercialização online de medicamentos – que aconteceu no final de 2010 - e atualmente representa 20% do total comercializado.

Todos os processos da 4BIO são integrados e gerenciados por uma plataforma de gestão desenvolvida pela empresas Procfit e Pladecon. Para chegar a todas as funcionalidades necessárias, a 4BIO e estas empresas trabalharam em conjunto adequando o produto a cada necessidade. Um exemplo dessa evolução é CRM da empresa, que é a base para o programa de uso de medicamento contínuos, voltados para pacientes crônicos. A 4BIO entra em contato e realiza o agendamento para as próximas entregas dos produtos, ponto fundamental no tratamento para este grupo de pacientes. A equipe de call center, guiada pelo software, faz um acompanhamento ativo e receptivo e programa. Normalmente os medicamentos mais pedidos no programa são das especialidades de endocrinologia, oncologia e reumatologia.

A estrutura da empresa comporta câmaras frias geladeiras especiais além de um gerador de partida automática e sistema de acompanhamento de temperatura dos medicamentos full- time.

Sobre a 4BIO

A 4BIO Medicamentos Especiais é uma empresa que comercializa medicamentos especiais (alto custo e principalmente desenvolvidos por biotecnologia). Com crescimento de 84% nos últimos 2 anos, tem ampliado os serviços para atender com segurança e logística desenhada para chegar a qualquer ponto do país. Fundada em 2005 e sediada em São Paulo, a empresa possui equipe especializada no atendimento a hospitais, clínicas, médicos e pacientes que utilizam medicamentos especiais. Sua estrutura conta com sistemas de refrigeração, manuseio, distribuição e transporte que atende às normas da ANVISA e os padrões internacionais. A 4BIO atua nos segmentos de angiologia, infertilidade, gastrologia, ginecologia, hepatologia, infectologia, oncologia, nefrologia, endocrinologia, oftalmologia, reumatologia, urologia e pediatria.
RMA Comunicação
Fonte RMA Comunicação 20/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Tecnologia ajuda 4BIO a garantir a entrega de medicamentos em todo o Brasil