Técnicos potiguares apresentam trabalho no IV Siesp

Fonte FUNASA 17/03/2013 às 10h

 

 

Trabalho aborda a padronização arquitetônica das Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) - Foto Funasa/RN

Trabalho aborda a padronização arquitetônica das Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) - Foto Funasa/RN

Os técnicos da Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Norte (Suest/RN), Paulo Cezar da Silva e Erivaldo Mesquita de Oliveira vão apresentar dois trabalhos técnicos — em pôster — no IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Ambiental (Siesp) que acontecerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, no período de 18 a 22 de março de 2013.

Um trabalho tem o título Padronização Arquitetônica das Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) e as Consequências Adversas aos Portadores de Deficiências Físicas e o Descumprimento da Legislação.

Segundo os autores, o trabalho é o resultado de vários anos de acompanhamento in loco das obras de saneamento ambiental realizadas nos municípios do Rio Grande do Norte. De acordo com os profissionais, mesmo após a criação da legislação que norteia a acessibilidade nas construções, o padrão não foi adequado à mesma.

O outro trabalho aborda o aproveitamento das águas da chuva na área onde está situada a Suest/RN e tem o título: Reaproveitamento e Reuso de Águas Pluviais, Oriundas das Áreas de Cobertura e Pátios de Veículos, com uso em jardins, pisos e instalações sanitárias, na sede da Suest/RN.

Nesse trabalho, os autores analisam o aproveitamento das águas de chuvas que se precipitam sobre os telhados do prédio, do auditório, do almoxarifado e da garagem. Segundo eles, “o sistema de reaproveitamento dará retorno na economia de energia no bombeamento, com poupança de água tratada”.

Além dos técnicos que irão apresentar os trabalhos, participarão do seminário o superintendente estadual da Suest/RN, Antônio Barbosa; técnicos do Serviço de Saúde Ambiental(Sesam) e da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp).

FUNASA
Fonte FUNASA 17/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Técnicos potiguares apresentam trabalho no IV Siesp