Técnicos do FNDE capacitam agentes escolares de Minas

Fonte Ascom - FNDE 21/05/2012 às 9h

Técnicos do FNDE capacitam agentes escolares de Minas

 Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão percorrer escolas públicas de Poços de Caldas (MG), na próxima semana, para conferir de perto a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O objetivo é esclarecer dúvidas dos dirigentes escolares, orientá-los sobre as normas do programa e sanar possíveis falhas na utilização dos recursos.

As visitas de monitoramento começam nesta segunda-feira, 21, e vão até a próxima quinta-feira, 24. Para reforçar a capacitação, o FNDE promove curso na sexta-feira, dia 25, para cerca de 120 agentes envolvidos com a gestão do PDDE em Poços de Caldas e em outros 22 municípios mineiros.

As capacitações e as visitas de monitoramento são instrumentos utilizados todos os anos pelo FNDE para aprimorar a execução do programa. No ano passado, 6.227 dirigentes e técnicos envolvidos com a gestão do PDDE, de 599 municípios, foram capacitados por agentes da autarquia. Além disso, as visitas englobaram 679 escolas – 474 localizadas em zona urbana e 205, em áreas rurais.

Destinação – Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica eàs escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo é promover melhorias na infra-estrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar.

Os recursos destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e à manutenção da infraestrutura do colégio. Também podem ser utilizados na compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão. Ao longo dos anos, novas ações foram incorporadas e, hoje, também promove a acessibilidade nas escolas públicas e financia a educação integral.

O orçamento do programa para este ano é de R$ 1,9 bilhão. No ano passado, o FNDE repassou R$ 1,5 bilhão em benefício de 137 mil escolas.

Serviço

Visitas de monitoramento: 21 a 24 de maio
Capacitação: 25 de maio
Local da capacitação: Auditório da Autarquia Municipal de Ensino (Rua Corumbá, nº 72 – Jardim Estados Unidos – Poços de Caldas)
Municípios convidados: Alfenas, Alterosa, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Caldas, Campestre, Guaxupé, Cabo Verde, Conceição dos Ouros, Ibitiura de Minas, Ipuiuna, Machado, Muzambinho, Nova Rezende, Paraguaçu, Santa Rita de Caldas, São Gonçalo do Sapucaí, Poço Fundo, Pouso Alegre, Serraria e Três Pontas
Técnicos do FNDE:
Daêr José Vieira da Motta e David Antonio Lustosa de Oliveira

Ascom - FNDE
Fonte Ascom - FNDE 21/05/2012 ás 9h

Compartilhe

Técnicos do FNDE capacitam agentes escolares de Minas