Técnicos conferem gestão dos programas do livro no Amazonas

Fonte Assessoria de Comunicação Social do FNDE 21/05/2013 às 16h

Técnicos conferem gestão dos programas do livro no Amazonas

Para dar continuidade aos trabalhos de monitoramento e avaliação das atividades de incentivo à leitura e aprendizado na rede pública de ensino do país, técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estarão no Amazonas, nesta semana, para verificar a execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Até sexta-feira, 24, a equipe irá visitar escolas estaduais e municipais em Manaus para conhecer a realidade local e checar se as unidades estão atuando conforme o previsto.

De acordo com Ana Carolina Souza Luttner, coordenadora de Apoio às Redes de Ensino do FNDE, durante as visitas a equipe esclarece dúvidas sobre os procedimentos adequados ao cumprimento das ações e ouve sugestões e críticas dos gestores. "Mais do que monitorar, esse trabalho nos permite trocar experiências para que possamos ter novas ideias, pensar futuros projetos e resolver problemas de nível nacional", explica.

Além de orientar novos planos de ação do FNDE, o monitoramento também gera oportunidade de aprimoramento das atividades de distribuição, remanejamento, devolução e conservação das obras nos estados e municípios visitados. Welciane Jacintho da Silveira, coordenadora do PNLD em Manaus, afirma que o encontro com a equipe durante os próximos dias será importante para a realização de alguns ajustes. “Nas escolas da região temos livros suficientes para suprir a demanda, porém precisamos resolver problemas relacionados ao remanejamento. Vamos aproveitar para fazer um trabalho de conscientização dos professores.”

O PNLD visa garantir o acesso de alunos de escolas públicas a livros didáticos e obras literárias, complementares e dicionários. O PNBE fornece obras de literatura, pesquisa e outros materiais para incentivar a leitura, a atualização e o desenvolvimento de estudantes e professores.

Serviço

Período: 20 a 24 de maio

Local: Manaus (AM)

Servidoras: Janine de Almeida Menezes e Donizeth Aparecida de Freitas Rosa

Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Fonte Assessoria de Comunicação Social do FNDE 21/05/2013 ás 16h

Compartilhe

Técnicos conferem gestão dos programas do livro no Amazonas