Técnica e Arte

Fonte RRRJ/ES/MinC 26/04/2013 às 9h

Nos dias 6 e 7 de maio serão realizados, no Palácio Gustavo Capanema, o segundo e o terceiro encontros do ciclo TÉCNICA e ARTE: a educação profissional e tecnológica em cultura. Composto por cinco seminários gratuitos, o ciclo tem como objetivo promover a discussão e a reflexão sobre os rumos da formação profissional e tecnológica na área cultural e estimular as parcerias entre o Estado, a sociedade civil e a academia.

Os seminários são promovidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em parceria com o Ministério da Cultura, através da Representação Regional no Rio de Janeiro e no Espírito Santo e da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC.

Temas

No primeiro seminário do ciclo (.gov), realizado em novembro de 2012, foi abordada a complementaridade entre Educação e Cultura, com destaque para a nova relação entre os dois ministérios e como esta aproximação pode ampliar a oferta de formação profissional em cultura.

No segundo encontro (.edu), será discutida a formação profissional , incluindo a adequação do currículo, experiências existentes e a relação entre certificação e reconhecimento, com a análise do exemplo da Rede Certific do MEC, que prevê a certificação de profissionais práticos. Participarão dos debates , entre outros, o cenógrafo Beto Marimba; e a diretora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Irene Ferraz.

No terceiro seminário (.org), serão debatidas as experiências de formação em cultura desenvolvidas pelas organizações não governamentais e como elas podem se tornar opções concretas de profissionalização. Participarão dos painéis Guti Fraga, do Grupo Nós no Morro; Beto Moreira, da Fundição Progresso; e Daniel Evangelista, da Spetaculu Escola de Arte e Tecnologia.

Os dois últimos encontros do ciclo estão programados para junho próximo. No seminário (.com), será analisada a expansão do mercado cultural. Profissionais e empregadores da cultura e do entretenimento falarão sobre suas experiências e eventuais lacunas na formação dos técnicos nas áreas artística e cultural e como estas deficiências podem ser corrigidas para atender à demanda do mercado.

No quinto seminário(.art), o enfoque será a importância desses profissionais no processo de criação artística e a complementaridade entre o trabalho dos técnicos e a exposição da obra de arte.

Mais informações e inscrições pelo site ifrj.edu. br/proex

Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, 16, auditório Gilberto Freire

Telefone de contato: (21) 3733 - 7100

RRRJ/ES/MinC
Fonte RRRJ/ES/MinC 26/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Técnica e Arte