TEBE terá estrutura especial para a romaria história da Virgem Montesina em Aparecida do Monte Alto

Fonte Angelo Sastre 19/11/2009 às 0h
A tradicional peregrinação, que acontece entre segunda (07/09) e terça-feira (08/09), contará com o apoio da concessionária que disponibilizará a estrutura do S.A.U. (Serviço de Ajuda ao Usuário) da praça de pedágio de Monte Alto para atender aos milhares de romeiros que contarão com serviço de enfermagem, café, chá, água e suco, além de cadeiras para descanso e sanitários

 
A 161a romaria histórica ao santuário da Virgem Montesina, no distrito de Aparecida do Monte Alto, reunirá fiéis de diversas cidades da região entre segunda-feira (07/09) e terça-feira (08/09), em Monte Alto. No ano passado, o evento contou com a presença de cerca de 50 mil pessoas.


Em virtude da maioria dos romeiros caminharem durante o percurso, a Concessionária de Rodovias TEBE S/A preparou uma estrutura especial para atender os fiéis no S.A.U. (Serviço de Ajuda ao Usuário) da praça de pedágio de Monte Alto (SP 323 – rodovia José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto). Esse será o nono ano consecutivo que a empresa apóia o evento religioso.

 

Para garantir o bem-estar e a segurança dos romeiros, a TEBE disponibilizará uma equipe para atendê-los com serviço de enfermagem, café, chá, água e suco, além de cadeiras para descanso e sanitários. A expectativa da concessionária e da direção do santuário é que a maior concentração de romeiros ocorra no período entre o final da tarde de segunda-feira (07/09) e madrugada de terça-feira (08/09). 

 

Santuário histórico
 

A romaria, que atualmente atrai milhares de romeiros, teve início em 1848 após o fazendeiro Flávio Antonio de Oliveira ter uma graça atendida em função de uma promessa para Nossa Senhora da Conceição.

A primeira cerimônia religiosa em homenagem à santa ocorreu em 8 de dezembro de 1848 no povoado da Capelinha (atual distrito de Aparecida do Monte Alto), em uma capela de pau-a-pique e coberta por sapé. O prédio, que foi reformado, permanece aberto para visitação do público e para a realização de algumas cerimônias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição Montesina. 

A primeira missa contou com a presença de uma imagem da santa, de 80 cm, esculpida em cedro com estilo colonial, que veio de Portugal a pedido do fazendeiro. Atualmente, os romeiros podem ver a imagem durante a procissão que tem início no santuário e percorre as ruas do distrito até o local onde foi construída a primeira capela.

Em 1854, o Papa Pio IX proclamou o "Dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria". Após a chegada dos imigrantes italianos, que vieram para trabalhar nas fazendas da região entre 1889 e 1896, a sagrada imagem passou a ser vista com uma coroa simples e passou a ser chamada de Virgem Montesina.

No mesmo período, orientados por D. Lino Deodato R. de Carvalho (Bispo de São Paulo), a festa foi transferida de 08 de dezembro para 08 de setembro, (festa litúrgica do nascimento de Nossa Senhora). O mesmo bispo concedeu o título de santuário local para a Capela da Virgem Montesina.

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas fixou a festa da Padroeira do Brasil (Nossa Senhora da Aparecida) no dia 08 de setembro, um dia depois do Dia da Pátria (Independência do Brasil). Como as festas coincidiam, o distrito do santuário começou a ser chamado de Aparecida do Monte Alto.

O atual santuário, que ocupa uma área aproximada de 3.000 m2 e foi construído em estilo gótico, foi iniciado em 1929 (sendo que a 1ª pedra foi abençoada por D. Joaquim Mamede, Bispo de São Carlos em 07 de junho de 1925). O local conta com um conjunto de 12 sinos, sendo que o primeiro foi doado pelo imperador D. Pedro II, em 1865, durante sua passagem pela região no período da Guerra do Paraguai.   

Programação
A 161a Festa de Nossa Senhora da Conceição Montesina, teve início no dia 29 de agosto e prossegue até o dia 10 de setembro, no distrito de Aparecida do Monte Alto, com uma série de missas, novenas e procissões, além de uma programação musical, leilões e uma quermesse.

De acordo com a direção do santuário, a maior concentração de público ocorre na madrugada do dia 08 de setembro, quando é celebrado o dia de “Nossa Senhora da Conceição Montesina”.

A programação prevê a realização da primeira missa aos romeiros à 1 hora da manhã, que coincide com a chegada da maioria deles ao distrito. Após esse horário, as cerimônias ocorrem com intervalo de uma hora e meia até as 10 horas da manhã, quando é realizada a Missa Solene no Santuário. No mesmo dia, a partir das 16h30, acontece a primeira procissão solene e missa campal.

 

Serra do Barreiro

Devido à estiagem, a TEBE orienta os usuários e romeiros para que não joguem cigarros acesos ao longo do percurso, principalmente, nas proximidades da Serra do Barreiro, devido ao risco de incêndio. O caminhão pipa da concessionária estará de plantão para qualquer eventualidade que possa acontecer.

 

Para obter outras informações sobre o programa de concessão na área administrada pela TEBE, localização e valores cobrados nas praças de pedágio, obras em andamento, serviços disponíveis aos usuários e projetos mantidos pela concessionária acesse o site www.tebe.com.br .

 

Confira a programação religiosa durante o feriado prolongado:

 

Dia 04/09 (sexta-feira)

19h30 – Missa e novena no santuário

 

Dia 05/09 (sábado)

15h00 – Missa dos doentes

19h30 – Missa e novena no santuário

 

Dia 06/09 (domingo)

09h00 – Missa no santuário

15h00 – Missa dos doentes

19h00 – Missa e novena no santuário

23h00 – Missa na igreja velha

 

Dia 07/09 (segunda-feira)

07h00 – Missa no santuário

09h00 – Missa no santuário

15h00 – Missa dos doentes

19h00 – Missa e novena no santuário

23h00 – Missa na igreja velha

 

Dia 08/09 (terça-feira)

01h00 – Missa no santuário

02h30 – Missa no santuário

04h00 – Missa no santuário

05h30 – Missa no santuário

07h00 – Missa no santuário

08h30 – Missa no santuário

10h00 – Missa solene no santuário

16h30 – Procissão solene e missa campal

 

Dia 09/09 (quarta-feira)

09h00 – Missa no santuário

18h00 – Procissão e missa de São Sebastião

 

Dia 10/09 (quinta-feira)

09h00 – Missa ao Divino Espírito Santo

15h00 – Missa e benção do Santíssimo

17h00 – Procissão e missa campal

 

 

Legenda:

 

Ponto de descanso disponibilizado pela TEBE no SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) na praça de pedágio de Monte Alto
Angelo Sastre
Fonte Angelo Sastre 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

TEBE terá estrutura especial para a romaria história da Virgem Montesina em Aparecida do Monte Alto