Teatro Amok e Sobrevento, Lima Duarte e cultura argentina estão no CCBB-Rio em setembro

Fonte CCBB 19/11/2009 às 0h
Comemorando o aniversário do Centro Cultural Banco do Brasil que completa 20  anos  em  outubro,  o projeto CCBB e o Teatro – 20 Anos de Companhias convida  seis grupos que fizeram história ao longo dessas duas décadas de atuação.  Em  setembro,  Sobrevento  e  Amok  dão  início a temporada com quatro espetáculos.


Argentina   Comtemporânea   é   o  evento  multidisciplinar,  que  engloba exposição,  música,  cinema  e ideias. A produção contemporânea do país é exposta  por  meio  do olhar de 33 artistas, reunindo pintura, escultura, vídeo e fotografia na exposição Argentina Hoy. Um universo cheio de magia e  referênica  à  história  da  arte. Na área de Ideias,  os curadores da exposição,   Franklin   Espath   Pedroso  (Brasil)  e  Adriana  Rosenberg (Argentina) participam de um debate.


Do  Novo  ao  Novo Cinema Argentino propõe uma análise comparativa entre dois momentos na história da sétima arte latina, que vem se estabelecendo como  um  dos  vigorosos  e originais da atualidade. A seleção explora os períodos  de  1954  a  1964  e de 1997 aos dias de hoje, e inclui debates sobre renascimento e retomada.

 
Finalizando  o  ciclo, a série musical Ponte Aerea Portenha – Eletrotango traz  ao  CCBB  uma  representativa mostra da fusão do tango com a música eletrônica,  gênero em constante renovação que vem conquistando interesse internacional.


No cinema, a programação de setembro celebra os 60 anos de carreira de um dos  atores  mais completos do país. A mostra Lima Duarte: Profissão Ator resgata  mais  de  30  títulos que ilustram a contribuição do artista que permanece emocionando o povo brasileiro com inesquecíveis interpretações.

 
O  panorama  da  dança contemporânea está documentado na mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas. Os filmes foram desenvolvidos por cineastas e  coreógrafos-diretores, desejosos de ilustrar a riqueza, criatividade e aspectos específicos da criação coreográfica.


O  Cinema  Nacional  Legendado  e  Audiodescrito  de  setembro traz Diogo Vilela, Selton Mello e Ana Paula Arósio no filme O coronel e o lobisomem.


Brichos  e   A  Era  do Gelo 2 são algumas das opções a serem exibidas no Cinema para Crianças.

 
A  edição  de  setembro  da  série  Jornalismo Literário traz de Fernando Morais  e Paulo César Araújo com o tema As Biografias dos Mitos Nacionais 2.


A  solidão,  o  amor e a morte como aspectos sombrios do romantismo estão presentes  na edição de setembro da série Toda Palavra é Musica. Este mês Viviane  Mosé  representa  esse  ambiente  ao  recitar  a poesia ácida de Alvarez de Azevedo.
CCBB
Fonte CCBB 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Teatro Amok e Sobrevento, Lima Duarte e cultura argentina estão no CCBB-Rio em setembro