Tamar/ICMBio lança clipe do Movimento Tamarear

Fonte Comunicação ICMBio* 21/04/2013 às 11h

Brasília  – Durante evento que ocorreu dia 18, no Centro de Visitantes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar/ICMBio), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Praia do Forte (BA), o Projeto Tamar divulgou o videoclipe completo da música tema do Movimento Tamarear. A versão mostra as aventuras de um pescador e o seu encontro com a Galera da Praia, personagens criados pelo artista baiano Renato Barreto, inspirados nas cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

Aventuras, alegrias, encantamentos e dificuldades que integram a rotina de proteção das espécies são mostradas na animação que relembra a vida jovem do pescador apaixonado pelo mar e feliz pelas aventuras que fortaleceram os laços de amizade e confiança com as tartarugas marinhas.

Programa Tamarear

O programa Tamarear nasceu como parte dos eventos comemorativos dos 30 anos do Tamar/ICMBio. Na ocasião, chamava-se 30 Anos de História para Cantar. A iniciativa foi bem sucedida e tornou-se permanente ganhando o novo nome. Todas as músicas são inéditas e têm como temas principais o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a conservação da natureza e a história das pessoas e das comunidades que ajudam o Tamar/ICMBio.

Além de compositores profissionais, entre os autores existem pescadores, moradores das comunidades e integrantes das equipes do próprio Projeto. Artistas como Lenine, Milton Nascimento, Stanley Jordan, João Donato, Dudu Lima, Duda Diamba, Margareth Menezes, Luiz Caldas, Armandinho e bandas como Móveis Coloniais de Acaju estão envolvidas no programa.

Com um CD já lançado, o Movimento Tamarear conta com algumas bandas formadas por músicos profissionais e amadores, ligados às comunidades e ao Tamar/ICMBio. Na Bahia, são quatro grupos, todos ligados à base da Praia do Forte: Casco Cabeça, Tamareando Rock, Tamareando Reggae e Tamarear. As bases do Tamar de outros estados também têm bandas que fazem parte do programa como, por exemplo, Som no Casco (Sergipe/Aracaju), Os Cascudos (São Paulo/Ubatuba), Tamarazul (Pernambuco/Fernando de Noronha) e Septeto Tamarear (Santa Catarina/Florianópolis).

Galera da Praia

Formada por Dermón, Cabeção, Kelly Pente, Nana e Oliver os personagens integram campanhas, programas e peças gráficas do Projeto. Os cinco personagens são amigos engajados na divulgação de atitudes para preservar o meio ambiente e ilustram histórias em quadrinhos publicadas pelo site do Tamar e, aos sábados, no portal iBahia.com. Para saber mais, clique aqui.

Confira o vídeo no Canal Oficial do ICMBio no Youtube.


*(Com informações do Tamar/ICMBio)

 

Comunicação ICMBio*
Fonte Comunicação ICMBio* 21/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Tamar/ICMBio lança clipe do Movimento Tamarear