Tamar lança nesta sexta o Amigos do Mar

Fonte Comunicação ICMBio 24/03/2013 às 12h

Brasília –– Na sexta (22), Dia Mundial da Água, o Projeto Tamar lançou, na sua base em Ubatuba (SP), o Programa Amigos do Mar 2013. O evento terá a presença de representantes Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Tamar, do Instituto Arcor Brasil, parceiro no programa, e da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba.

 O evento é destinado a coordenadores das escolas municipais da rede pública de Ubatuba e terá a apresentação e distribuição dos materiais do Programa ‘Amigos do Mar’ 2013.

Para o lançamento, foram convidadas as escolas municipais Altimira Abirached e Dinorah Pereira de Souza, que já participam de um programa permanente de educação ambiental na base do Tamar Ubatuba.

O programa

O Programa Amigos do Mar é uma ferramenta de apoio paradidático aos educadores, por meio do Guia “Nossas Águas Sempre Limpas”, criado para as primeiras cinco séries do ensino fundamental. Oferece o Kit “Amigos do Mar”, três cartazes educativos e o site do Instituto Arcor (www.institutoarcor.org.br/amigosdomar), onde o conteúdo completo do programa e um exclusivo acervo de imagens do mundo marinho podem ser acessados e baixados gratuitamente.

O Guia “Nossas Águas Sempre Limpas’, organizado nos macrotemas Animais Marinhos, Nosso Litoral, Cuidar da Vida e Aquecimento Global, contém informações e atividades lúdicas e interativas. Os cartazes complementam as atividades propostas.

Já os Kits “Amigos do Mar” serão distribuídos entre as 22 bases do Projeto Tamar em todo o País e poderão ser emprestados às escolas que não podem visitar o Tamar, por causa da distância, ou que desejam dar continuidade às visitas realizadas nos Centros de Visitantes do Tamar.

Cada Kit contém livros de histórias, jogos educativos, material biológico, mini-réplicas das cinco espécies de tartaruga que ocorrem no Brasil, CD com músicas do Tamar, DVD com imagens submarinas, dentre outros itens educativos.

A Arcor e o Projeto Tamar

Parceiros e unidos no propósito de promover e fortalecer as ações de cuidado com as águas, tendo as tartarugas marinhas como embaixadoras na causa da conservação ambiental, o Projeto Tamar, patrocinado pela Petrobras, Bradesco Pé Quente e o Instituto Arcor Brasil firmaram em 2003 um contrato de parceria para realização da campanha de educação ambiental Amigos do Mar. Além desse trabalhos, a Arcor Brasil contribui com apoio regional, direto da empresa, ao programa de conservação das tartarugas marinhas em São Paulo e Santa Catarina.

O Grupo Arcor chegou ao Brasil em 1981 e atualmente é o principal exportador de guloseimas do país. O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. Atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais.

 

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 24/03/2013 ás 12h

Compartilhe

Tamar lança nesta sexta o Amigos do Mar