Suriname assumirá presidência temporária da Unasul em agosto

Fonte Agência Brasil* 28/05/2013 às 9h

 

Brasília – O presidente do Suriname, Desi Delano Bouterse, assume a presidência temporária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) em agosto. Bouterse participa, em Caracas, na Venezuela, da Conferência da Unasul sobre Recursos Naturais para o Desenvolvimento Integral da Região. “Chegou o momento de o Suriname ter sua experiência histórica”, ressaltou o presidente.

A Unasul é formada pelos seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Guiana e Suriname. São países observadores o Panamá e o México.

Em 2011, as relações comerciais entre o Brasil e os demais 11 integrantes da Unasul envolveram US$ 76 bilhões, registrando crescimento de 20% em relação a 2010 e de 65% se comparado a 2009. Criado em 2008, o grupo reúne 12 países sul-americanos, sendo que o Paraguai está suspenso há quase um ano do bloco. Juntos, esses países somam 400,2 milhões de habitantes e um total referente ao Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 4,276 trilhões.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN

Agência Brasil*
Fonte Agência Brasil* 28/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Suriname assumirá presidência temporária da Unasul em agosto