Suposto líder de cartel La Familia é detido no México

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
Um dos supostos líderes do cartel de drogas conhecido como "La Familia Michoacana" e cinco de seus cúmplices foram detidos no último domingo e apresentados ontem pela Procuradoria à imprensa do país.

As prisões de Luis Ricardo Magaña Mendoza, chamado pelo codinome "El 19 ½", e de seus cúmplices foram realizadas no porto de Manzanillo, estado de Colima, segundo explicou o subchefe operacional do Estado Maior do Exército, Luis Arturo Oliver.

Dentro da organização, Magaña Mendoza é considerado como chefe da praza de Zamora, no estado de Michoacán, sul ocidente do país e principal bastão da La Familia Michoacana.

Em coletiva de imprensa, a vice-procuradora Maricela Morales disse que foi solicitado a um juiz a prisão preventiva dos seis, que são acusados de transporte de drogas sintéticas, como a crystal, aos Estados Unidos; de extorsão e sequestro de autoridades municipais de Michoacán.

Recentemente, o governo do presidente Felipe Calderón enviou mais de 5.500 elementos do Exército Federal a Michoacán e a estados vizinhos para combaterem o grupo criminoso, que considerado o responsável pelos crimes de tortura e assassinato de 12 policiais federais, ação cometida em resposta à prisão de um de seus líderes, Arnoldo Rueda Medica, conhecido como "La Minsa".
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Suposto líder de cartel La Familia é detido no México