SulAmérica investe em gestão web unificada como canal de relacionamento com seus públicos

Fonte RMA Comunicação 02/04/2013 às 9h

O projeto de reformulação da presença digital da empresa padroniza a usabilidade e identidade visual de todas as suas iniciativas em um único portal institucional, que hoje oferece uma série de serviços online e recebe em média 1 milhão de visitantes únicos por mês.

Com o objetivo de padronizar a representação da sua marca na web e otimizar a experiência de seus múltiplos públicos a partir da adoção de uma única plataforma de portal, a SulAmérica, um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros nos segmentos de seguros, previdência e investimentos, tem investido em unificação e reestruturação dos seus sites.

A SulAmérica, que já possuía ampla presença na web, percebia o baixo alinhamento entre as iniciativas das diversas áreas de negócio, no que se refere à identidade visual, estruturas de navegação e usabilidade. Tais diferenças entre os sites dificultavam e encareciam sua manutenção, enfraquecendo a presença e a representação da marca nos canais digitais. Além disso, por meio de uma pesquisa de satisfação para entender os potenciais impactos no negócio, foi apontado que os clientes usuários tinham dificuldades em usar os sites da empresa e em encontrar as informações que buscavam. Para sanar todas essas questões, a companhia adotou desde 2007 a plataforma Lumis Portal, e vem inovando e aperfeiçoando o projeto desde então. O resultado é o que podemos conferir no site da empresa.

“O Lumis Portal foi escolhido para apoiar o projeto de reformulação e unificação dos portais da empresa porque precisávamos de uma solução que oferecesse agilidade na manutenção dos conteúdos, com grande estabilidade, e ao mesmo tempo uma tecnologia flexível para incorporar novas tendências de mercado e diferentes cenários de negócios da companhia. Além disso, era determinante que o produto tivesse comprovada capacidade de execução com instalações em produção no mercado nacional”, argumenta Umberto Reis, Superintendente de Sistemas da SulAmérica.

Com o projeto, o portal adotou uma nova arquitetura de informação organizada pelo perfil do usuário e por tipo de produto, além de uma poderosa ferramenta de busca centralizada, que abrange todas as fontes de conteúdo dos vários sites e ordena seus resultados pela relevância com relação ao item buscado. Tudo para agilizar a localização de conteúdos e informações de produtos e serviços.

A flexibilidade de design viabilizou a unificação dos sites em torno de padrões visuais e de interação mais modernos, proporcionando maior interatividade e eficácia ao portal, melhorando significativamente a experiência da marca pelos usuários de internet.

Umberto Reis, explica que a partir dessa grande reformulação, o portal corporativo passou a oferecer uma série de serviços online aos clientes, que tornaram a utilização dos produtos da empresa mais eficiente. “Hoje, os clientes podem acompanhar seus processos a qualquer momento, 24h por dia, 7 dias por semana, sem depender do uso de telefonia, principal gargalo do atendimento na época do projeto”, diz.

A equipe de marketing, por ser responsável pela disponibilização de conteúdo, foi uma das grandes beneficiadas pelo projeto. A ferramenta de controle de publicação permitiu que a equipe atualizasse todo o conteúdo do portal, de forma fácil e intuitiva, sem a necessidade de manipular arquivos em HTML. A capacidade de adaptação do workflow da ferramenta possibilita que outras áreas, como produtos, negócio e atendimento, contribuam com conteúdos. Independente do autor, todo conteúdo é aprovado pela equipe de marketing, garantindo que as mudanças propostas não prejudiquem o funcionamento do site.

“O aumento da visibilidade do portal na internet, o forte alinhamento das várias iniciativas web com o novo posicionamento e a melhor experiência de navegação ajudaram o portal a ampliar sua função de captação de novos clientes”, ressalta Umberto. O projeto simplificou de forma significativa a localização das informações procuradas, a compreensão e simulação dos produtos e o contato com corretores: após consultar informações de produtos, o usuário visitante pode registrar seu interesse, gerando um aviso automático à equipe da SulAmérica, que repassa os novos leads aos seus corretores.

A SulAmérica, que conta hoje com o portal do corretor e saúde online, que ficam ambos dentro do portal institucional da empresa, trabalha na evolução contínua da web como canal de relacionamento com seus públicos. Os próximos passos serão impulsionar a autonomia dos usuários internos e consolidar as iniciativas orientadas para dispositivos móveis.

Sobre a SulAmérica

A SulAmérica é um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros, com 116 anos de história e atuação nos segmentos de seguros, previdência e investimentos. A empresa, que tem um lucro líquido recorrente de R$ 448,1 milhões no ano, possui atualmente com 6,7 milhões de clientes, aproximadamente 30 mil corretores e 5.000 funcionários. www.sulamerica.com.br

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Sobre a Lumis

A Lumis oferece produtos e serviços que potencializam a presença de seus clientes em múltiplos canais digitais como a web, tablets, smartphones e redes sociais. Pioneira no mercado de portais, gestão de conteúdo e colaboração, se estabeleceu como a maior fornecedora nacional de produtos para o segmento com a plataforma LUMIS PORTAL. Uma em cada quatro das maiores empresas do país utilizam nossas soluções para otimizar seu relacionamento com consumidores, funcionários e parceiros por meio de múltiplos canais digitais, proporcionando a melhor experiência para seus usuários, independente do dispositivo de acesso utilizado.

Atualmente, a Lumis possui mais de 85 clientes de grande porte, que utilizam seus produtos em portais críticos para os seus negócios, entre eles: Oi, SulAmérica, Petrobras, Souza Cruz, Previ, Fundação Roberto Marinho, Grupo Abril, Grupo Pão de Açúcar, Rede Record, Magazine Luiza, Coca-cola, Carrefour, Ministério da Justiça e Grupo Suzano. www.lumis.com.br

 
RMA Comunicação
Fonte RMA Comunicação 02/04/2013 ás 9h

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