Suest/MA apoia ações de Saúde Ambiental em Apicum-Açu

Fonte FUNASA 27/04/2013 às 10h

 

 

Pesquisador Júlio Reis faz coleta de água em um dos poços para exames (Foto: Suest/MA)

Pesquisador Júlio Reis faz coleta de água em um dos poços para exames (Foto: Suest/MA)

A Superintendência Estadual da Funasa no Maranhão (Suest/MA), por meio do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), enviou equipe da Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água (Urcqa) para o município de Apicum-Açu para realizar inspeção e avaliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do local.

A equipe foi composta pelos servidores da Suest/MA: o pesquisador em Ciência da Saúde, Júlio César Reis da Silva; o laboratorista, José Ribamar do Rêgo Leite; e o técnico em Comunicação, Paulo Roberto Gomes Leite Vieira.

O objetivo da visita foi contribuir na investigação epidemiológica sobre um possível surto de hepatite, uma vez que até então já haviam sido notificados 23 casos suspeitos. Para elaboração do planejamento das ações que seriam desenvolvidas foi realizada reunião técnica entre os técnicos da Funasa, os secretários municipais de Saúde e de Infraestrutura, além da coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Júlio Reis destaca que a Unidade Regional deve apoiar e trabalhar em conjunto com as secretarias municipais. “Embora façamos parte de uma Urcqa nosso papel estende-se também ao apoio às Vigilâncias, já que ações de saúde pública só serão realizadas com efetividade se houver a participação de todos, entidades públicas promotoras da saúde e sociedade organizada”, enfatizou.

 

FUNASA
Fonte FUNASA 27/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Suest/MA apoia ações de Saúde Ambiental em Apicum-Açu