Sudeste na Casa Brasil

Fonte Ministério do Turismo 15/08/2016 às h

Sudeste na Casa Brasil

Conhecidos pela beleza de suas paisagens naturais coloridas pela vegetação típica da Mata Atlântica, os destinos turísticos da Região Sudeste do Brasil oferecem roteiros repletos de experiências que promovem o contato mais próximo do viajante com a natureza, a história e a cultura local. Nesta segunda e terça-feira (15 e 16), o Sudeste terá dois dias inteiros dedicados à região na programação da Casa Brasil, espaço de promoção do Governo Federal no Boulevard Olímpico.

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer os destinos dessa região brasileira, a Agência de Notícias do Turismo separou algumas dicas que não podem estar fora do próximo roteiro de viagem.


Rio de Janeiro
 

Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ). Foto: Diego Campos

Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ). Foto: Diego Campos


As praias destinadas ao lazer e à prática de esportes náuticos destacam-se entre as paisagens naturais do Rio de Janeiro, que também são marcadas pelos morros e serras cobertos pela biodiversidade da Mata Atlântica. Na orla de Copacabana e Ipanema, os visitantes também podem conhecer as estátuas de ícones culturais brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade e Tom Jobim.

Para os viajantes que desejam conhecer a diversidade cultural da cidade, o Rio de Janeiro oferece roteiros marcados pelas visitas aos museus da capital, como o da República, o de Arte Moderna e o do Amanhã. A riqueza cultural carioca também pode ser contemplada nos grandes eventos da cidade, como o Carnaval e o Rock in Rio.

Durante o passeio pelo estado do Rio de Janeiro, os turistas também podem conhecer a beleza arquitetônica e a história dos palácios do município de Petrópolis, e as estátuas que se tornaram os cartões postais da orla de Armação de Búzios, como a dos Três Pescadores e a da Brigitte Bardot.


Minas Gerais
 

Narcissus Garden no Instituto Inhotim em Brumadinho (MG). Foto: Lívia Nascimento/Ascom/MTur

Narcissus Garden no Instituto Inhotim em Brumadinho (MG). Foto: Lívia Nascimento/Ascom/MTur
 

Em Minas Gerais, os roteiros turísticos enaltecem a cultura e a história das cidades históricas, como Ouro Preto e Diamantina, que tiveram seus casarões e igrejas construídas no período colonial reconhecidas como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Entre os atrativos turísticos que os visitantes poderão conhecer na visita a estes destinos mineiros, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar destaca-se pela beleza de seu altar e das esculturas de ouro que retratam a riqueza cultural e mineral da região.

No município de Brumadinho, os viajantes podem visitar o Instituto Inhotim, conhecido pela beleza de suas paisagens que unem as obras de arte expostas ao ar livre à vegetação típica da região. E no passeio pela capital do estado, os turistas podem contemplar a arquitetura do Conjunto Moderno da Pampulha, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em julho de 2016.


São Paulo


São Paulo. Foto: Embratur
 

A biodiversidade da Mata Atlântica e a arquitetura moderna estão entre os atrativos turísticos promovidos pelos roteiros na capital paulista, reconhecida como o destino que mais recebeu turistas estrangeiros motivados por negócios, eventos e convenções. No passeio pela cidade, os visitantes podem conhecer a cultura local em visitas aos museus do Futebol e de Arte de São Paulo, além de ter um contato com a natureza no Parque Ibirapuera.

Para os turistas que desejam conhecer a beleza arquitetônica de São Paulo, a cidade oferece passeios para contemplar a Ponte Estaiada Octávio Freitas de Oliveira, o Theatro Municipal e a Casa de Vidro, construída em 1951 com o projeto desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi. E entre os eventos internacionais, a capital tem como um de seus principais atrativos o Grande Prêmio de Fórmula 1.


Espírito Santo


Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapeminirin. Foto: Weverson Rocio

Entre os roteiros turísticos do Espírito Santo, a visita ao município de Cachoeiro de Itapemirim tem como principais atrativos a Casa dos Braga e a Casa de Cultura Roberto Carlos, que homenageiam os ícones culturais nascidos na cidade. O Palácio Bernardino Monteiro é outra opção para os turistas que desejam conhecer a cultura local.

No litoral do estado, as praias de Vitória e Guarapari destacam-se entre os atrativos dos roteiros turísticos pela beleza de suas paisagens naturais. O município de Guarapari também é reconhecido nacionalmente como um destino de mergulho turístico, em que os visitantes podem conhecer a biodiversidade marinha e a história da navegação costeira do local.


INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo já investiu R$ 1,86 bilhão em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística dos destinos turísticos da Região Sudeste do Brasil, como construção de pórtico, revitalização de parques e implantação de sinalização turística. 

Ministério do Turismo
Fonte Ministério do Turismo 15/08/2016 ás h

Compartilhe

Sudeste na Casa Brasil