Sucos podem ajudar a desintoxicar o organismo e combater anemias

Fonte Pontuale Comunicação & Markerting 14/04/2013 às 19h

Para liberar as toxinas acumuladas no corpo pela alimentação em excesso, pelo consumo de alimentos inadequados e até mesmo pelo estresse do dia-a-dia, a ingestão de sucos desintoxicantes é uma alternativa natural e bastante saudável.

 

De acordo com as nutricionistas da Risa Restaurantes Empresariais – empresa paranaense especializada na administração de restaurantes corporativos– estes sucos podem ser feitos a partir de frutas e vegetais frescos, que são ricos em fibras e excelentes fontes de nutrientes.

 

Eles têm como função a limpeza e desintoxicação de impurezas do organismo, facilitando ainda o funcionamento intestinal.

 

“Existem várias frutas e verduras com o poder de desintoxicar o organismo. Entre elas a maçã, laranja, cenoura, abacaxi, melão, tomate, beterraba, agrião, limão, mamão, couve, morango e muitos outros. Os benefícios dos sucos desintoxicantes para o organismo são diversos, entre eles o aumento de disposição, pele hidratada, melhor qualidade do sono, memória e lucidez, melhora no sistema imunológico ativo, resistência a gripes e resfriados, controle da hipertensão, etc. Além disso, eles também promovem um ótimo funcionamento intestinal e ajudam a tonificação de pulmões, rins e fígado”, explica a nutricionista Danielle Santos Nascimento.

Para divulgar as informações, a Risa, através do programa de Educação Nutricional Viva Melhor, realiza nas empresas clientes feiras de sucos. Nos eventos, as nutricionistas mostram diferentes receitas e explicam os benefícios de cada uma delas.

 

Para fazer sucos desintoxicantesé preciso usar uma centrífuga ou liquidificador para bater bem os ingredientes. Evite usar muita água, mas caso prefira, meio copo de água filtrada ou de água de coco já é o suficiente para deixar o suco mais cremoso. Prefira os sucos in natura e evite ao máximo açúcar e adoçantes.

 

Nas receitas de suco contra a anemia, a dica da nutricionista da Risa é sempre utilizar um alimento Fonte de Ferro associada a um alimento Fonte de Vitamina C.“As melhores fontes de ferro são as carnes vermelhas, mas seu consumo deve ser evitado mais do que três vezes na semana. Entre os alimentos de origem vegetal destacamos os folhosos na cor verde escura, exceto o espinafre. Além disso, se encaixam neste perfil as leguminosas, grãos integrais ou enriquecidos e o açaí”, explica Danielle. Já os insumos ricos em vitamina C são abacaxi, acerola, agrião, alface, laranja, goiaba, kiwi, couve, caju, morango, entre outros.

Que tal fazer algumas receitas em casa?

 

Suco desintoxicante

-1 cenoura
-1 pepino (com casca)
-½ beterraba média e crua
-½ xícara de chá de talos e folhas de hortelã
-1 suco de limão e raspas da casca

 

Suco desintoxicante e digestivo

-1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
-1 cenoura
-1 xícara (chá) de talos de erva doce
-1 suco de limão e raspas da casca

 

Suco desintoxicante e energético

- 4 cenouras
- 1 maçã
- Suco de 1 limão (sem casca)
- 2 laranjas
- 1 pedaço de gengibre

Contra a Anemia: Suco de laranja, agrião e maçã

8 laranjas

1 maçã com casca

4 galhos de agrião com talos

1 copo de água
Modo de preparo
Esprema as laranjas e reserve. Bata na liquidificador separadamente a maçã com água e depois o agrião com a água restante e coe. Junte os sucos e adoce se preferir.

Contra a anemia: Suco de couve

1 folha de couve, 1 copo de água, 1 maçã, suco de um limão.

Bata no liquidificador e beba em seguida (não deve ser coado).

 

Site: www.risarefeicoes.com.br

 

 

Pontuale Comunicação & Markerting
Fonte Pontuale Comunicação & Markerting 14/04/2013 ás 19h

Compartilhe

Sucos podem ajudar a desintoxicar o organismo e combater anemias