Subsecretário norte-americano visita Argentina antes da Cúpula da Unasul

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O subsecretário adjunto de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, Christopher McMullen, realiza hoje uma visita à Argentina, um dia antes da reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que deverá analisar o acordo militar entre o governo norte-americano e a Colômbia.

Às 11h30, ele será recebido pelo chefe de gabinete do governo argentino, Aníbal Fernández, com quem deve discutir temas bilaterais. Contudo, acredita-se que o polêmico tratado, questionado por outros países, será analisado. Antes, ele esteve no Brasil e no Uruguai.

McMullen, em declarações recentes ao jornal equatoriano El Comercio, considerou que há "muita especulação" sobre a presença militar dos Estados Unidos em até sete bases colombianas. Nessa oportunidade, o subsecretário, que já foi cônsul-geral do país em São Paulo, esclareceu que "não temos ou queremos construir bases na Colômbia".

Desde o anúncio das negociações entre Washington e Bogotá, o tema das bases é motivo de críticas na região. Venezuela, Equador e Bolívia já repudiaram a presença de norte-americanos na Colômbia, enquanto Brasil e Argentina demonstraram preocupação.

O governo de Álvaro Uribe, no entanto, afirmou por diversas ocasiões que o tratado é uma extensão do Plano Colômbia, firmando em 2000, por meio do qual os Estados Unidos ajudam na luta contra o terrorismo, narcotráfico e a guerrilha.

Os 12 líderes dos países-membros da Unasul retomam amanhã o tema, com a presença de Uribe, que não havia participado da última reunião do grupo, ocorrida no dia 10 no Equador.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Subsecretário norte-americano visita Argentina antes da Cúpula da Unasul