Sonda IT leva para a Sotreq mais eficiência na tomada de decisão aliando as tecnologias móveis ao Business Intelligence da SAP

Fonte IMAGE Comunicação 24/04/2013 às 20h

Seguindo a nova tendência da mobilidade corporativa, a Sotreq disponibiliza para seus executivos a facilidade de acesso às informações gerenciais através do iPad ou iPhone de forma customizada para cada área de negócio

De olho no potencial de consumo e disseminação de informação, que ganhou força devido à facilidade de acesso por meio de dispositivos móveis, a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Aplicativos, Plataformas e Serviços de TI, aposta no potencial das transações de dados utilizando as plataformas analíticas e de mobilidade da SAP como uma forma de amadurecer o uso do Business Intelligence (BI) dentro das empresas.

Este modelo, que tem como objetivo o envio da informação correta à pessoa certa e de forma ágil, foi a premissa do projeto desenvolvido para o Grupo Sotreq, um dos maiores revendedores Caterpillar do mundo, que percebeu a necessidade eminente de disponibilizar informações gerenciais de forma simples, segura e precisa para seus executivos de tomada de decisão, presentes na sede e nas filiais da empresa.

Para atingir este objetivo, a Sotreq investiu num projeto de Business Intelligence (BI) utilizando aplicações móveis para gerar relatórios gerenciais, viabilizando aos seus executivos o acesso a informações via iPad e iPhone. O projeto, que segue uma nova tendência de mobilidade corporativa, foi desenvolvido pela área de Business Intelligence da Sonda IT.

O antigo cenário, baseado numa iniciativa desenvolvida internamente pela área de TI da Sotreq, era voltado a um ambiente de BI em que as informações estavam concentradas em relatórios para áreas operacionais e restringia-se ao suporte de consultas financeiras. Por sua vez, as áreas executivas - dos tomadores de decisão - utilizavam apenas planilhas fornecidas pela Controladoria. No novo projeto, a Sonda IT utilizou as soluções de BI baseadas na plataforma tecnológica de mobilidade da SAP para estruturar uma solução que fosse implementada em fases, baseando-se na customização que traçava os dados que cada área precisava ter acesso.

O primeiro passo, segundo Eduardo Pugliesi, diretor de BI da Sonda IT, foi disponibilizar um painel de resultados que trouxe indicadores, como as vendas bruta e líquida, os lucros e os prejuízos dos últimos dois anos, fazendo um comparativo do que foi realizado versus o orçado. Tudo sendo acessado por meio de um iPad ou iPhone.

Com a entrega do primeiro painel para dispositivos móveis, ficou visível o aumento da representatividade do BI dentro da Sotreq, que ganhou adeptos como o principal executivo da empresa, o presidente Carl Alfred Orberg que, acessando as informações de seu iPad, avaliou de forma positiva o modelo de disposição das informações. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Sotreq, Marcos Castelo, o projeto trouxe, de forma simples, a possibilidade de maior precisão e velocidade na tomada de decisão.

Através de uma arquitetura concisa e estruturada, foi possível viabilizar o rápido desenvolvimento dos relatórios baseados nas ferramentas de mobilidade, o que impulsionou o crescimento sustentável das informações para as demais áreas da empresa.

“O auxílio da mobilidade gerou um ganho substancial junto às áreas de negócios da empresa, aumentando a confiabilidade e facilitando a discussão sobre os indicadores, além de diminuir o tempo de construção e tabulação de dados para acompanhamento diário. Como resultado foi possível ampliar o processo de tomada de decisão estratégica com maior agilidade, característica que garante o aumento da competitividade da empresa junto ao mercado”, comenta Castelo.

Iniciando o projeto a partir do Plano Diretor de BI, conceito desenvolvido pela área de BI da Sonda IT, que engloba o mapeamento das áreas da empresa sob a ótica dos objetivos e estratégias de negócios que irão nortear a utilização e o amadurecimento do conceito de BI, a integradora melhorou a qualidade visual das análises por meio da mobilidade, maximizando o tempo de análise dos indicadores de performance e unificando conceitos de negócio dentro da companhia.

“Nossa estratégia de unir as soluções de BI às ferramentas de mobilidade da SAP visam prover a geração de informações certas e de acordo com a necessidade de cada tomador de decisão, utilizando um caminho rápido, preciso e que pode ser acessado a qualquer momento e de diferentes dispositivos móveis, que detêm um grande poder de divulgação”, comenta Pugliesi.

A agilidade no acesso, ainda segundo Pugliesi, também ampara o fluxo de análise da informação. “Com o uso dessas tecnologias, é possível obter a informação, analisá-las e encaminhá-las para o próximo nível dentro do processo”, finaliza o executivo.

Sobre a Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br)

No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com 6,5 mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 31 escritórios locais que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de três divisões de negócio: Serviços de TI, Plataformas e Aplicativos.

Atendendo de ponta a ponta as necessidades de TI de uma empresa, a companhia é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções que compõem um amplo leque de produtos e serviços, que vai da oferta de Data Center e Cloud Computing, passando pelo ITO (Information Technology Outsourcing) ao BPO (Business Process Outsourcing) com especialização em SAP, tecnologia na qual a organização é líder em projetos há 17 anos.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através de suas ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua divisão de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela divisão de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com)

Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais, segundo a IDC (Internacional Data Corporation).

A Sonda, cuja estrutura reúne mais de 12 mil colaboradores distribuídos em 62 escritórios, detém o mais amplo e completo portfólio de TI do mercado, com soluções que atendem qualquer demanda de tecnologia das companhias. A companhia mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina e conta com uma capitalização de mais de US$ 2 bilhões. A corporação negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).

IMAGE Comunicação
Fonte IMAGE Comunicação 24/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Sonda IT leva para a Sotreq mais eficiência na tomada de decisão aliando as tecnologias móveis ao Business Intelligence da SAP